Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Dezembro > Municípios em situação de emergência podem receber recursos do MDS

Notícias

Municípios em situação de emergência podem receber recursos do MDS

PROTEÇÃO SOCIAL

Desde 2013, já foi repassado R$ 34,7 milhões para 58 municípios em apoio ao Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e Emergências
publicado  em 09/12/2015 19h03

Brasília – Famílias atingidas por situações de emergência e de calamidade pública que se encontram desabrigadas e desalojadas têm o apoio do Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e Emergências, por meio do Sistema Único da Assistência Social (Suas). Desde 2013, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) já repassou R$ 34,7 milhões para 58 municípios assegurarem acolhimento imediato às pessoas que perderam suas casas e meios de subsistência. 

A diretora de Proteção Especial do MDS, Telma Maranho, explica que, para solicitar o serviço o governo estadual ou prefeitura deve ter um documento do Ministério da Integração Nacional, declarando a situação de emergência ou de calamidade. “Com a declaração, o estado ou município deve repassar ao MDS informações específicas que irão servir para calcular o valor do repasse.” 

O recurso é voltado para o acolhimento imediato das famílias, na manutenção de alojamentos provisórios, no cadastro da população e na promoção e inserção na rede socioassistencial e o acesso, quando for o caso, a benefícios eventuais. O repasse é mensal e pode se estender até 12 meses, dependendo da necessidade. 

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa