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MDS Pra Você é premiado no 3º Concurso de Boas Práticas da CGU

OUVIDORIA

Plataforma digital, com informações sobre os programas e ações do Ministério, foi lançada há um ano
publicado  em 02/12/2015 12h36
Foto: Ubirajara Machado/MDS

Foto: Ubirajara Machado/MDS

Brasília - A plataforma digital MDS Pra Você foi uma das vencedoras do 3º Concurso de Boas Práticas, organizado pela Controladoria-Geral da União (CGU). O hotsite do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) apresenta a Carta de Serviços ao Cidadão da pasta e foi contemplado na categoria Aprimoramento das Atividades de Ouvidoria. A premiação ocorrerá no dia 9 de dezembro, durante cerimônia comemorativa ao Dia Internacional Contra a Corrupção.

O portal leva ao cidadão informações sobre os programas e serviços do MDS e as formas de acessá-los, em uma linguagem simples e direta. Ele foi lançado dia 11 de dezembro do ano passado e já possui mais de 93 mil acessos. "Queremos que o cidadão exerça o seu direito à cidadania, que ele conheça os seus direitos. A Ouvidoria trabalha nessa perspectiva, de que o cidadão se apodere desses direitos, corra atrás dos serviços que estão destinados a ele e os acesse. Não é nenhum favor que o Estado faz, ele tem obrigação de prestar esse serviço”, destaca a coordenadora do projeto e ouvidora-geral do MDS, Mônica Vasconcelos Ribeiro.

O processo de criação da Carta de Serviços durou cerca de um ano e contou com a participação de todo o Ministério, além de municípios e estados. “Esse esforço não foi simples, o de construir o que fazemos de forma objetiva e clara, de maneira que o cidadão consiga entender. Foi um processo de construção coletivo. O MDS presta seus serviços de forma indireta, por meio de estados e municípios. Os gestores que operam de fato estão na ponta. Então seria impossível fazer essa construção sem a participação deles”, explica Mônica.

Boas Práticas – O concurso da CGU tem por objetivo estimular, reconhecer e premiar ações do poder executivo federal que contribuem para a melhoria da gestão pública. Esta edição abrangeu cinco categorias: Aprimoramento das Auditorias Internas; Fortalecimento dos Controles Internos; Promoção da Transparência Ativa e/ou Passiva; Aprimoramento das Apurações Disciplinares e de Responsabilização de Entes Privados; e Aprimoramento das Atividades de Ouvidoria.

A premiação recebeu 66 inscrições nas áreas de controle interno, transparência e prevenção, ouvidoria e correição. Foram premiadas as três melhores práticas em cada categoria, avaliadas segundo critérios previamente estabelecidos, como inovação, criatividade, simplicidade, utilidade, aplicabilidade e custo-benefício. A categoria Aprimoramento das Atividades de Ouvidoria também contemplou iniciativas da Caixa Econômica Federal e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa