Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Dezembro > MDS Pra Você conquista prêmio da CGU

Notícias

MDS Pra Você conquista prêmio da CGU

PRÊMIO

Carta de Serviços ao Cidadão foi premiada na categoria Aprimoramento das Atividades de Ouvidoria do 3º Concurso de Boas Práticas da Controladoria-Geral da União
publicado  em 09/12/2015 15h02
Ubirajara Machado/MDS

Brasília - A plataforma digital MDS Pra Você recebeu, nesta quarta-feira (9), prêmio na categoria Aprimoramento das Atividades de Ouvidoria do 3º Concurso de Boas Práticas da Controladoria-Geral da União (CGU). Lançado há um ano, o hotsite do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) apresenta a Carta de Serviços ao Cidadão da pasta.

Ao receber a premiação durante cerimônia comemorativa ao Dia Internacional Contra a Corrupção, a coordenadora do projeto e ouvidora-geral do MDS, Mônica Vasconcelos Ribeiro, destacou que o objetivo do Ministério é garantir que a informação chegue a quem mais precisa. “É um direito do cidadão saber quais são os seus direitos e como ter acesso a cada um deles. E a Carta de Serviços cumpre com essa finalidade. O MDS busca cada vez mais a transparência.”

Mônica disse ainda que o prêmio é um reconhecimento a todo o processo de criação da Carta de Serviços, que contou com a participação de todo o Ministério, além de municípios e estados. Segundo a ouvidora, o MDS tem utilizado outros espaços, como as conferências nacionais, para divulgar a Carta de Serviços. Exemplo disso é a ação que está sendo promovida nesta semana na X Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília. “Queremos que os gestores utilizem o MDS Pra Você para que esse importante instrumento de comunicação do Ministério seja mais conhecido pelo cidadão.”

O MDS Pra Você leva ao cidadão informações sobre os programas e serviços do MDS e as formas de acessá-los, em uma linguagem simples e direta. A plataforma já possui mais de 93 mil acessos.

Boas Práticas – O concurso da CGU tem por objetivo estimular, reconhecer e premiar ações do poder executivo federal que contribuem para a melhoria da gestão pública. Esta edição abrangeu cinco categorias: Aprimoramento das Auditorias Internas; Fortalecimento dos Controles Internos; Promoção da Transparência Ativa e/ou Passiva; Aprimoramento das Apurações Disciplinares e de Responsabilização de Entes Privados; e Aprimoramento das Atividades de Ouvidoria. 

A premiação recebeu 66 inscrições nas áreas de controle interno, transparência e prevenção, ouvidoria e correição. Foram premiadas as três melhores práticas em cada categoria, avaliadas segundo critérios previamente estabelecidos, como inovação, criatividade, simplicidade, utilidade, aplicabilidade e custo-benefício. A categoria Aprimoramento das Atividades de Ouvidoria também contemplou iniciativas da Caixa Econômica Federal e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.


Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS (61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa