Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Dezembro > Grupo Hospitalar Conceição vai comprar alimentos de comunidades quilombolas

Notícias

Grupo Hospitalar Conceição vai comprar alimentos de comunidades quilombolas

PAA

Chamada pública vai beneficiar mais de 60 comunidades do Rio Grande do Sul
publicado  em 14/12/2015 11h13

Brasília – O Grupo Hospitalar Conceição (GHC), de Porto Alegre (RS), vai realizar a segunda compra de alimentos produzidos por comunidades quilombolas do Rio Grande do Sul por meio da modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A instituição lançou chamada pública no valor de R$ 543 mil para a compra de aproximadamente 146 toneladas de alimentos. A ação vai beneficiar mais de 60 comunidades quilombolas, o que representa cerca de 150 famílias.

O prazo para envio de propostas termina nesta terça-feira (15), às 10 horas. As propostas de preços e a documentação para habilitação para a Chamada Pública devem ser enviadas para o e-mail grodrigo@ghc.com.br. O fornecimento dos alimentos vai começar em fevereiro de 2016 e será feito durante um ano.

A primeira compra de produtos da agricultura familiar quilombola do GHC ocorreu no primeiro semestre deste ano e beneficiou 68 famílias quilombolas em 23 comunidades.

Para realizar a compra de alimentos produzidos por comunidades quilombolas, o GHC contou com a parceria institucional do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do MDS, além do Incra, Fundação Cultural Palmares, Federação Quilombola do Rio Grande do Sul e Emater/RS. A ideia é que a experiência estimule outras instituições brasileiras a investir recursos disponíveis para a aquisição de alimentos dessas comunidades. 

O GHC foi a primeira instituição de saúde do Brasil a aderir à modalidade Compra Institucional. A iniciativa permite a municípios, estados e órgãos federais comprarem produtos da agricultura familiar por meio de chamadas públicas, sem necessidade de licitação. A instituição já realizou nove chamadas e adquiriu aproximadamente 955 toneladas de alimentos, com um investimento de aproximadamente R$ 6,5 milhões.

Todo mês, o grupo hospitalar fornece mais de 270 mil refeições para funcionários, pacientes e seus acompanhantes. Para atender essa demanda, são necessários 1,2 milhão de toneladas de alimentos e 900 mil litros de leite.

Confira aqui o edital da chamada pública n° 07/2015.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS