Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Dezembro > Grupo de teatro trabalha temas da assistência social de forma lúdica

Notícias

Grupo de teatro trabalha temas da assistência social de forma lúdica

SUAS

Peças do Grupo Teatro Mobis, de Belo Horizonte, tratam temas do cotidiano de usuários e trabalhadores do Suas
publicado  em 08/12/2015 18h24
Foto: Ana Nascimento/MDS

Brasília – Levar informação com muita diversão é o papel do Grupo Teatro Mobis, da prefeitura de Belo Horizonte. Diversos temas do Sistema Único de Assistência Social (Suas), como o trabalho infantil, direitos dos idosos e das mulheres e famílias acolhedoras são apresentados de forma lúdica, tanto para usuários e trabalhadores da assistência social como para a sociedade civil. 

Para a atriz Fernanda Araújo Pereira, a personagem mais marcante é a Dona Cleide. “Ela é uma líder comunitária que incentiva os vizinhos a participar mais das políticas públicas, dos encontros, das plenárias, para que eles possam fazer um mundo melhor.” 

A peça de maior sucesso do grupo está em cartaz há 10 anos – o mesmo tempo de vida do Suas. Os personagens explicam de forma diferente como funciona o sistema e quais os serviços disponíveis. “Nós abordamos várias situações e mostramos quais são os serviços socioassistenciais que vão contribuir para a solução de cada problema”, conta Fernanda. 

Segundo ela, as pessoas adoram esse jeito divertido de mostrar os seus direitos. “O teatro complementa o que é dito em palestras. As pessoas adoram nossas peças e dizem que entendem muito mais sobre os serviços através do teatro do que com as palestras.” 

Leia também

Fernanda considera que a assistência social na capital mineira avançou muito, mas é preciso avançar. “Quando entrei no grupo, eu não sabia o que era o Suas. E tem muita gente hoje em dia que ainda não conhece o sistema. A assistência social é um direito e as pessoas precisam correr atrás de seus direitos.” 

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa