Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Dezembro > Caixa Econômica premia 20 projetos de desenvolvimento social

Notícias

Caixa Econômica premia 20 projetos de desenvolvimento social

GESTÃO

Ao todo, foram inscritas 330 iniciativas que melhoraram a qualidade de vida de comunidades em todo o país
publicado  em 03/12/2015 12h53
Foto: Rodrigo de Oliveira/CAIXA

Brasília – A Caixa Econômica Federal anunciou na noite de terça-feira (1º), em evento em Brasília, os 20 projetos premiados pelo Programa CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local. O objetivo do programa é divulgar experiências bem-sucedidas para estimular que sejam implantadas em outras localidades.

A presidenta do banco público federal, Miriam Belchior, destacou a importância da iniciativa. “Junto ao prazer de ser premiado, vem a responsabilidade de registrar a experiência e ajudar outros interessados em reaplicar os projetos e conseguir resultados semelhantes. Esse trabalho significa fazer a diferença no Brasil. Esse trabalho de vocês faz um país melhor.”

Ao todo, foram inscritos 330 projetos que apresentaram resultados concretos, desenvolvidos por governos locais, entidades públicas, organizações da sociedade civil ou agentes privados. Entre os premiados, cinco recebem recursos não reembolsáveis do Fundo Socioambiental CAIXA (FSA). “Ao mesmo tempo em que provoca mudanças nos padrões de produção e de consumo, o fundo reforça a estratégia de sustentabilidade da Caixa”, explicou o gerente nacional de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental da instituição, Jean Benevides.

Criado em 2010, o FSA recebe até 2% do lucro anual do banco para apoiar iniciativas socioambientais. O fundo já destinou R$ 18 milhões para apoiar soluções para o desenvolvimento local, a integração das políticas públicas e a melhor adequação dos espaços construídos do Minha Casa Minha Vida.

Replicação – Além de passar a fazer parte do Banco de Melhores Práticas, os 20 projetos selecionados serão inscritas em premiações internacionais realizadas nos temas-foco do programa: Desenvolvimento Local e Inclusão Social; Gestão Municipal; Gestão Ambiental e Saneamento; e Habitação e Trabalho Social. Dentre elas, está o Prêmio Internacional de Dubai para Melhores Práticas, promovido pela Municipalidade de Dubai, nos Emirados Árabes, em parceria com a ONU/Habitat.

Em 2016, as práticas premiadas participarão das etapas de reaplicação – por meio da realização de oficinas de Melhores Práticas –, e de divulgação e disseminação, na forma de compartilhamento de experiências do banco, participação em exposições sobre o tema, publicações externas, eventos de divulgação e exposição fotográfica itinerante.

Prêmio – Inspirado no Programa Best Practices and Local Leadership Programme (BLP), do Habitat/ONU, o Programa CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local busca reconhecer e valorizar as experiências bem-sucedidas na melhoria da qualidade de vida das pessoas, e disseminá-las por todo o país. Por meio do programa, o banco colabora, como instituição financeira federal, para a implantação da Agenda Habitat, ao identificar, documentar, avaliar, selecionar, premiar e divulgar as melhores experiências de gestão local por todo o Brasil.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa