Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Dezembro > Bolsa Família vai complementar a renda de 14 milhões de famílias em dezembro

Notícias

Bolsa Família vai complementar a renda de 14 milhões de famílias em dezembro

BOLSA FAMÍLIA

Calendário deste mês foi antecipado e termina dia 23. Consultas das datas de saque podem ser feitas também pelo aplicativo para celulares
Foto: Ana Nascimento/MDS

Brasília – Quase 14 milhões de famílias brasileiras terão sua renda complementada a partir desta quinta-feira (10), quando começa a ser pago o Bolsa Família. Até o próximo dia 23, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai repassar R$ 2,3 bilhões aos beneficiários do programa.

Como em todo mês de dezembro, o calendário de pagamento é antecipado, para que termine antes da véspera de Natal. Para saber o dia em que o recurso estará disponível para saque, o beneficiário precisa observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), impresso no seu cartão. Para cada final, há uma data correspondente por mês, que indica o primeiro dia em que a família poderá fazer a retirada do dinheiro. O valor fica disponível para saque por 90 dias.

O beneficiário deve estar atento ao seu extrato, que traz a próxima data de saque. Além disso, ele pode também consultar o calendário pelo aplicativo Bolsa Família para smartphones (telefones celulares com acesso à internet), que é gratuito.

Veja aqui o pagamento do Bolsa Família em cada município

Antecipação – As famílias beneficiárias de 23 cidades de Minas Gerais e Rio Grande do Sul podem sacar o valor independente do último algarismo do NIS. A medida teve início no mês passado e tem como objetivo amenizar a situação enfrentada pelas famílias de baixa renda atingidas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul e pelo rompimento das barragens de mineração Fundão e Santarém, em Minas Gerais.

Além da antecipação do dia de saque, se o beneficiário tiver algum problema com o cartão do programa, ele pode procurar o setor do Bolsa Família na cidade e solicitar a Declaração Especial de Pagamento. O documento apresentado em substituição ao cartão tem validade de 60 dias.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa