Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Dezembro > Assistência social garantiu fortalecimento do Bolsa Família

Notícias

Assistência social garantiu fortalecimento do Bolsa Família

POLÍTICAS SOCIAIS

Cadastro Único ajuda a mapear famílias em situação de vulnerabilidade e apoia o Suas para garantir acesso a direitos básicos, como educação e saúde
publicado  em 07/12/2015 13h18
Foto: Sergio Amaral/MDS

Brasília - A consolidação do Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o acesso a direitos básicos e a inclusão social de uma parte até então invisível da população brasileira é fruto do trabalho da assistência social em todo o país. O secretário nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Helmut Schwarzer, destaca que o desenvolvimento do programa de complementação de renda tem andado lado a lado com a crescente institucionalização do Sistema Único de Assistência Social (Suas). “Ambos se apoiaram e se fortaleceram mutuamente, aumentando o acesso da população mais vulnerável a direitos sociais.”

Para Ieda Castro, secretária nacional de Assistência Social do MDS, a constituição do Cadastro Único permitiu o fortalecimento da área de assistência social. “Quando nos permitiu identificar necessidades e vulnerabilidades das famílias, permitiu que as funções de vigilância socioassistencial e a própria defesa e garantia de direitos se materializassem com mais facilidade”, explica. O Cadastro Único abriga dados de 28,6 milhões de famílias e é a porta para entrada para 20 programas sociais federais. “Aliado ao Suas, o Cadastro e o Bolsa consolidaram uma forte rede de proteção social no país. Uma rede em constante evolução e aprimoramento, para garantir um Estado cada vez mais igual,”

Leia também

Schwarzer reforça a importância das Conferências de Assistência Social, muitas das quais ele pôde participar, na discussão dos rumos de longo prazo das políticas sociais. Ele ainda reforça o papel dos Conselhos Municipais e Estaduais de Assistência Social, que inclusive atuam como instância de controle e participação social. Atualmente, 13,8 milhões de famílias do Bolsa Família estão amparadas pela rede de proteção da assistência social. Dessas, 36 milhões de pessoas mantêm-se fora da extrema pobreza por causa do programa.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa