Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Agosto > Suas é tema de debate em Aracaju

Notícias

Suas é tema de debate em Aracaju

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Em palestra para profissionais da assistência social de Sergipe, secretária Ieda Castro destacou as conquistas do Sistema Único da Assistência Social na última década
publicado  em 28/08/2015 10h00

Brasília, 28 – O encontro do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais da Assistência Social de Sergipe, realizado na quinta (27), no auditório do Tribunal de Contas do Estado, teve como foco os 10 anos do Sistema Único da Assistência Social (Suas). O evento contou com a participação da secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ieda Castro, e da professora da PUC-SP, Aldaíza Sposati, que apontaram os principais resultados do Suas ao longo de uma década.

Segundo Ieda, o sistema foi criado em 2005 como resultado de um pacto entre os três entes federados, a sociedade civil e a rede privada, que fazia a oferta de assistência social com o objetivo de garantir a dignidade e a preservação de cidadania da população. Para ela, essa integração colaborou para que fosse construída uma identificação para a assistência social no Brasil. “Nós precisávamos construir uma identidade para a assistência social, precisávamos tipificar os serviços.”

Já a professora Aldaíza Sposati apontou que o Suas passou a ser uma referência no que diz respeito aos serviços da assistência social. Segundo ela, o sistema permitiu que o cidadão pudesse conhecer a realidade nacional e não apenas as situações locais. “O Suas permite que nós possamos estar discutindo as mesmas questões na região Sul, no Norte e no Nordeste brasileiro, ao mesmo tempo. Ele possibilitou esse compartilhamento do conhecimento aos profissionais da assistência social. Ele nos dá uma visibilidade do Oiapoque ao Chuí.”

Informações sobre os programas do MDS:

0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

registrado em: ,