Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Agosto > Secretário apresenta resultados do Bolsa Família

Notícias

Secretário apresenta resultados do Bolsa Família

BOLSA FAMÍLIA

Palestras em Curitiba foram acompanhadas por gestores do programa e acadêmicos de Economia, Filosofia, Pedagogia e Administração
publicado  em 28/08/2015 11h00

Brasília, 28 – O secretário nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Helmut Schwarzer, apresentou, na quinta-feira (27), em Curitiba, o Programa Bolsa Família e seu impacto na redução da extrema pobreza no país. Schwarzer realizou palestras para gestores que participaram do 5º Encontro do Ciclo de Debates Estado, Planejamento e Administração Pública no Brasil, promovido pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), e para acadêmicos dos cursos de Economia, Filosofia, Pedagogia e Administração da FAE Centro Universitário.

“Esse diálogo é importante, porque percebo que preconceitos e mitos que envolvem o Bolsa Família devem-se, principalmente, à falta de conhecimento sobre o funcionamento e os resultados do programa”, explicou o secretário. Ao ressaltar que 75% dos beneficiários adultos do programa trabalham, ele lembrou que “as pessoas não são pobres e permanecem em situação de pobreza por opção. Mas por falta de opção”.

Durante as palestras, Schwarzer destacou que o programa, além de complementar a renda, assegura acesso a direitos básicos, como saúde e educação. “As crianças estão na escola, com a vacinação em dia, crescendo mais. A disparidade entre os anos de estudo e conclusão do ensino médio no tempo correto entre a população mais rica e a mais pobre foi reduzida significativamente na última década.”

 O secretário lembrou que o Bolsa Família é um dos mais eficientes e admirados programas de transferência de renda em todo o mundo. “Nos cinco anos que passei na Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, na Suíça, o que mais ouvi era que precisávamos nos inspirar no êxito do Bolsa Família.” A professora doutora Liana da Frota Carleial, presidente do Imap, afirmou que, com o Bolsa Família, “o indivíduo passa a ser visto como um cidadão, dentro de um estado democrático”.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br