Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Agosto > MDS certifica 2,8 mil entidades em 2015

Notícias

MDS certifica 2,8 mil entidades em 2015

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Cebas garante que entidades que prestam serviços de assistência social tenham prioridade na celebração de convênios com o poder público e isenta de contribuições para a seguridade social
publicado  em 04/08/2015 00h00

Brasília, 4 – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) certificou, só no primeiro semestre de 2015, 2.858 organizações da sociedade civil que prestam serviços de assistência social. A Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) é concedida às instituições privadas, sem fins lucrativos, que prestam atendimento na área de saúde, educação e assistência social. Ao todo, já são 5.368 entidades reconhecidas do MDS.

O Cebas garante que as entidades tenham prioridade na celebração de convênios com o poder público e isenta de contribuições para a seguridade social, entre outros benefícios. “É uma forma de financiamento indireto dessas entidades. O dinheiro que elas usariam em pagamentos de contribuições patronais pode ser investido para a qualificação dos serviços socioassistenciais”, afirma a coordenadora-geral de Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social do MDS, Maria Helena Gabarra Osório.

A validade da certificação de entidades socioassistenciais com receita bruta anual inferior a R$ 1 milhão é de cinco anos. Já, para aquelas que possuem receita bruta superior a R$ 1 milhão, o prazo é de três anos. O decreto com a nova regulamentação das certificações das entidades foi assinado pela presidenta Dilma Rousseff em maio de 2014.

Em dezembro passado, o MDS lançou uma cartilha para orientar as instituições e também os gestores e profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A publicação também traz modelos de requerimento e outros documentos necessários para a solicitação da certificação.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021