Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Agosto > Manejo da água da chuva é tema de curso no Ceará

Notícias

Manejo da água da chuva é tema de curso no Ceará

ACESSO À ÁGUA

Técnicos da região do Cariri vão aprender mais sobre as cisternas de consumo humano e as tecnologias sociais para produção
publicado  em 17/08/2015 17h00

Brasília – Técnicos que atuam junto aos agricultores familiares das comunidades do Cariri cearense participam de curso de capacitação sobre o manejo de água de chuva. Resultado da cooperação técnica entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o curso começou nesta segunda-feira (17), em Crato (CE).

Com a iniciativa, serão capacitados técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Emater-CE) e da organização não governamental Instituto Flor do Piqui. Eles vão aprender, por exemplo, como selecionar o local onde os reservatórios serão construídos. Além disso, terão informações sobre as características das cisternas de consumo e das tecnologias de acesso à água para produção. O curso segue até esta terça-feira (18).

Desde 2003, o MDS financia a construção de cisternas para consumo humano e de tecnologias para produção. A cisterna é uma tecnologia simples e de baixo custo que armazena água da chuva, captada do telhado da casa por meio de calhas. O reservatório tem 16 mil litros, capaz de garantir água para atender uma família de até cinco pessoas em um período de estiagem de oito meses.

Já as tecnologias sociais de captação de água da chuva para produção possibilitam que os agricultores familiares de baixa renda possam conviver com períodos de estiagem sem afetar o plantio e a criação de pequenos animais.  São cisternas do tipo calçadão e de enxurrada, barragens subterrâneas e barreiros trincheira, entre outros modelos, com capacidade para até 52 mil litros de água, que armazenam água no período da chuva.
 
Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021