Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Agosto > CapacitaSuas: MDS promove oficina com professores e gestores do Ceará e Pará

Notícias

CapacitaSuas: MDS promove oficina com professores e gestores do Ceará e Pará

Desde 2013, 14,6 mil trabalhadores da assistência social foram capacitados em temas como análise de indicadores e gestão financeira e orçamentária
publicado  em 26/08/2015 16h12
Brasília, 26 – Representantes dos governos do Ceará e do Pará, além de universidades contratadas para ofertar os cursos do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSuas), participam nesta quarta-feira (26) e quinta-feira (27), em Brasília, de oficina técnica para o alinhamento dos conteúdos.
 
Desde 2013, o CapacitaSuas já certificou 14,6 mil trabalhadores de nível superior. Além disso, estão em processo de capacitação ou aguardando o início dos cursos 18,4 mil profissionais em todo o país. Os cursos estão voltados para profissionais de ensino superior com temas relacionados a Provimento, Indicadores para Diagnóstico do Suas e do Plano Brasil Sem Miséria, e Gestão Financeira e Orçamentária.
 
Durante a oficina, a secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ieda Castro, ressaltou a importância de estreitar a relação entre a academia e os serviços prestados aos usuários, a partir da capacitação feita em parceria com as universidades e governos estaduais. “Precisamos desenvolver a capacidade crítica do trabalhador para que ele possa observar a realidade e saber agir. Com isso, vamos conseguir qualificar os nossos serviços”, afirmou. Ieda Castro ainda destacou que o MDS já pensa na oferta de capacitação para os profissionais de ensino médio.
 

Leia também: 
Gestores e trabalhadores do Suas têm mesa de negociações permanente

 
Segundo a diretora de Formação e Disseminação do MDS, Patrícia Vilas Boas, o alinhamento dos conceitos com a academia e a oferta de capacitação resultam da demanda dos trabalhadores apresentada nas conferências de assistência social. “O principal foco é aprimorar a gestão e a entrega dos serviços prestados aos usuários”, disse.
 
Formação permanente - O CapacitaSuas, coordenado pelo MDS, garante a oferta de formação permanente para os profissionais que atendem os usuários dos serviços e benefícios do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Os cursos possibilitam que os trabalhadores aprimorem o atendimento e qualifiquem os serviços socioassistenciais. Até o momento, 24 estados e 23 universidades federais ofertam os cursos. Para participar, é necessário que os trabalhadores do Suas procurem as secretarias estaduais de Assistência Social.
 
Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003