Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Agosto > Gestores têm até dia 31 para informar como foram gastos recursos do IGD 2014

Notícias

Gestores têm até dia 31 para informar como foram gastos recursos do IGD 2014

BOLSA FAMÍLIA

Prefeituras e estados devem prestar contas aos Conselhos de Assistência Social, mas também precisam comunicar ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome a decisão tomada pelos conselheiros
publicado  em 10/08/2015 10h00

Brasília  – Gestores estaduais e municipais têm até o dia 31 deste mês para informar como foram os gastos os recursos federais recebidos para auxiliar a execução do programa Bolsa Família e do Cadastro Único. As contas se referem aos gastos feitos no ano de 2014 e correspondem a transferências com base no Índice de Gestão Descentralizada do Bolsa Família (IGD-PBF).

Os dados devem ser lançados no sistema SuasWeb, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A comprovação dos gastos é analisada pelos respectivos Conselhos de Assistência Social. As gestões locais precisam informar ao MDS tanto como ocorreu a prestação de contas quanto o resultado da apreciação feita pelo Conselho de Assistência Social.

A data limite para o registro da deliberação do Conselho é 30 de setembro. Se a comunicação não for feita nos prazos estabelecidos ou se as contas não forem aprovadas, há efeitos sobre repasses futuros relativos ao IGD-PBF.

A informação ao MDS de como ocorreu a prestação de contas é essencial para que os estados e as prefeituras permaneçam recebendo os recursos para gerirem o Bolsa Família e o Cadastro Único. Caso as informações não sejam enviadas, os repasses ficarão suspensos e só serão retomados após a informação seja prestada.

Em 2013, dos 5.570 municípios brasileiros, 5.476 prestaram contas aos Conselhos de Assistência Social. Destes, 5.454 informaram ao MDS o resultado da avaliação das prestações de contas apresentadas aos Conselhos e 22 ainda não o fizeram. O restante, 94 municípios, ainda não prestou contas aos Conselhos.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021