Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Agosto > Doação de sementes garante autonomia às famílias de baixa renda

Notícias

Doação de sementes garante autonomia às famílias de baixa renda

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

Chamada pública da Conab da Bahia irá adquirir 700 toneladas de sementes de milho e feijão. Serão beneficiadas famílias agricultoras do interior do estado
publicado  em 05/08/2015 00h00

Brasília, 5 – Para proporcionar autonomia às famílias agricultoras de baixa renda, o governo federal vai distribuir 700 toneladas de sementes de milho e feijão na Bahia. As sementes serão compradas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Para isso, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) abriu chamada pública para receber as propostas de venda, até o dia 21 de agosto.

Famílias do interior da Bahia receberão as sementes para produzir seus próprios alimentos. “Nós compramos do agricultor que tem a semente e entregamos para o agricultor que não tem. Além de trazer maior independência para as famílias de baixa renda, as sementes entregues colaboram com a segurança alimentar da comunidade”, explica o diretor de Apoio à Aquisição e Comercialização de Produção Familiar do MDS, André Grossi.

Para receber as sementes, terão prioridade as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, beneficiárias do Plano Brasil Sem Miséria, mulheres, assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais e beneficiários da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo).

Já a associação ou cooperativa de agricultores interessadas em vender as sementes deve enviar os documentos exigidos no edital até as 12h do dia 21 deste mês. O limite de venda por agricultor familiar é de R$ 16 mil por ano, independente de já fornecerem a outras modalidades do PAA ou do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
 
As sementes adquiridas pela Conab deverão ser entregues no período de 21 de setembro até 16 de outubro nos locais indicados no edital. A compra priorizará as propostas mais próximas aos municípios de entrega.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021