Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Agosto > Crianças e gestantes cumprem condicionalidade de saúde

Notícias

Crianças e gestantes cumprem condicionalidade de saúde

BOLSA FAMÍLIA

Com apoio do MDS, Saúde registrou dados de 8,9 milhões de famílias em todo o Brasil
publicado  em 18/08/2015 09h00

Brasília – Mais de 99,2% das crianças e gestantes beneficiárias do Bolsa Família, que foram acompanhadas durante o primeiro semestre deste ano, cumpriram as condicionalidades de saúde do programa. O percentual representa 5,5 milhões de crianças de até sete anos com as vacinas em dia e 234,3 mil grávidas com o pré-natal também em dia.


Em todo o Brasil, o Ministério da Saúde, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), registrou dados de 8,9 milhões de famílias, número que representa 73,9% do total com perfil para acompanhamento. “Os números mostram que de fato as famílias estão tendo acesso ao serviço básico de saúde. As condicionalidades reforçam esse direito àqueles que são historicamente excluídos”, destaca Rodrigo Lofrano, coordenador-geral de Acompanhamento das Condicionalidades do MDS.

Acesse:
 Resultados em cada município

O acompanhamento de saúde é feito a cada seis meses e é um compromisso das famílias que integram o programa e do poder público para ampliar o acesso dos beneficiários a direitos sociais básicos. Os recém-nascidos e as crianças de até 7 anos devem ser pesados, medidos e ter o calendário de vacinação atualizado. Mulheres entre 14 e 44 anos ou que estejam grávidas também devem ser assistidas.

Extrato – A partir desta terça-feira (18), quando começa o novo período de pagamento do Bolsa Família, mais de 10 milhões de famílias receberão mensagens no extrato de saque informando sobre o início do acompanhamento de saúde no segundo semestre. “As equipes de saúde já estão mobilizadas para fazer o registro das informações”, explica Lofrano.

Lofrano lembra que as famílias que mudaram de cidade devem acompanhar as condicionalidades no novo endereço. “Elas devem atualizar o Cadastro Único e procurar uma unidade de saúde no novo município para fazer o registro das condicionalidades.”

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003 
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021