Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Agosto > Conferência em Belo Horizonte discute novos desafios da segurança alimentar

Notícias

Conferência em Belo Horizonte discute novos desafios da segurança alimentar

SEGURANÇA ALIMENTAR

Secretário Arnoldo de Campos falou sobre saída do Brasil do Mapa Mundial da Fome e combate à obesidade e ao sobrepeso
publicado  em 21/08/2015 09h00

Belo Horizonte,  – Os novos desafios para garantir a segurança alimentar da população começaram a ser discutidos nesta sexta-feira (21), em Belo Horizonte (MG), na 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais. Com o lema "Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar", o encontro reúne, até domingo (23), representantes da sociedade civil e dos governos municipal, estadual e federal.

Na abertura da conferência, o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos, falou sobre a saída do Mapa Mundial da Fome em 2014 e o conjunto de políticas públicas que possibilitaram esse resultado. Ele lembrou que, graças às políticas implementadas nos últimos anos, o Brasil é referência mundial e recebe visitas frequentes de outros países. O desafio agora, ressaltou ele, é combater a obesidade e o sobrepeso. 

“Depois de superada a fome, temos que discutir como melhorar a qualidade da alimentação para que nossa população coma comida de verdade”, afirmou. Para o secretário, a conferência chama atenção para o que a população está comendo. “Devemos lembrar que comida de verdade é aquela que faz bem para saúde e tem a ver com a história do seu povo.”

Já o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, enfatizou a importância da agroecologia para a promoção da alimentação saudável. “Nós temos que produzir alimentos que promovam a saúde e a vida das pessoas, não a doença e a morte.”

Maria Emília Pacheco, presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), lembrou que as conquistas na área de segurança alimentar, como a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, resultam das conferências e da participação da sociedade civil. “A participação social é fundamental para a consolidação dessas políticas na esfera pública.”

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021