Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Abril > Projeto discutirá desenvolvimento social com ajuda do cinema

Notícias

Projeto discutirá desenvolvimento social com ajuda do cinema

POLÍTICAS SOCIAIS

Cine com Debate vai exibir filmes com temática social e promover discussão com especialistas
publicado  em 23/04/2015 18h56

Brasília, 23 – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) lança um novo projeto para discutir temáticas sociais com a ajuda de filmes prioritariamente de produção nacional. Desenvolvido pela Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi), o Cine com Debate vai abordar temas como as vulnerabilidades na sociedade contemporânea, assistência social, Bolsa Família e povos e comunidades tradicionais.

De acordo com o analista de políticas sociais do MDS, Pedro Stoeckli Pires, a ideia já está sendo desenvolvida há um ano com o objetivo de aprofundar a discussão sobre assuntos relacionados ao desenvolvimento social no Brasil e no mundo. O Cine com Debate será mensal, sempre na tarde da última 2ª feira do mês. Serão exibidos nos encontros um ou mais filmes, seguido de debate com seu realizador ou especialista da área.

O primeiro Cine com Debate será promovido nesta segunda-feira (27) – Dia Nacional das Empregadas Domésticas –, com a participação do cineasta pernambucano Gabriel Mascaro e a produtora Rachel Daisy Ellis. Eles vão apresentar o filme Doméstica. Aclamado pela crítica, o documentário apresenta o cotidiano de trabalho de sete empregadas, filmado pelos filhos dos patrões. Os adolescentes entregaram o material bruto para o diretor realizar o filme. Entre o choque da intimidade e as relações de poder, o documentário lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico no ambiente familiar, tornando-se um potente ensaio sobre afeto e trabalho.

A gerente de Programas da ONU Mulheres Brasil, Ana Carolina Querino, será mediadora nas discussões. Ela acompanhou todos as debates sobre a PEC das Domésticas, aprovada em 2013. A entidade lidera o Grupo Temático de Gênero, Raça e Etnia das Nações Unidas no Brasil.

Para assistir ao trailer do documentário, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=NVl1wptZdS4

Serviço
Cine com Debate – Documentário: “Doméstica”, dirigido por Gabriel Mascaro
Quando: segunda-feira (27), às 16h
Onde: subsolo do Bloco A - Esplanada dos Ministérios

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa