Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Abril > Parceria com municípios apoia evolução do Suas

Notícias

Parceria com municípios apoia evolução do Suas

CONGEMAS

Secretários do MDS defendem importância da ação integrada com prefeituras para aprimorar a gestão social
publicado  em 29/04/2015 01h10

Fortaleza, 29 – A ação integrada do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e dos gestores da assistência social é essencial para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (Suas). “Precisamos da parceria com os munícipios para diagnosticar e melhorar o sistema”, afirmou nesta quarta-feira (29) a secretária nacional de Assistência Social do MDS, Ieda Castro, no XVII Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

Ela reforçou que a consolidação do Suas é um desafio presente e que precisa de uma atuação conjunta dos governos federal, estaduais e municipais para que o trabalho seja bem-sucedido. “A assistência social é porta de entrada para outros direitos e necessidades da população. Temos que reconhecer que uma única área ou serviço não é suficiente para atender a todos e isso exige respostas integradas”, explicou.

O secretário nacional de Renda de Cidadania do MDS, Helmut Schwarzer, destacou que estar próximo aos gestores só beneficia os programas sociais, em especial o Bolsa Família. “Queremos ouvir as opiniões e ver o quê e como os atores estão trabalhando na ponta, contou. Já o secretário extraordinário para Superação da Extrema Pobreza do MDS, Thiago Falcão, lembrou que nestes eventos é possível conhecer melhor a rotina nos municípios. “Podemos ouvir as angústias e descobrir como está chegando nossos programas no usuário.”

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021