Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Abril > Pagamento do BPC será antecipado em Boca do Acre (AM)

Notícias

Pagamento do BPC será antecipado em Boca do Acre (AM)

Benefício de Prestação Continuada

Mais de 1,4 mil idosos e deficientes poderão sacar o Benefício de Prestação Continuada a partir do dia 24 deste mês
publicado  em 15/04/2015 17h00

Brasília, 15 – Idosos e pessoas com deficiências do município de Boca do Acre (AM) poderão sacar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) antecipadamente neste mês, a partir da sexta-feira (24). O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) antecipou o pagamento para os 1.481 beneficiários em função da situação de calamidade no município, afetado por fortes chuvas. O saque poderá ser feito na rede bancária ou nos correspondentes bancários.

A diretora do departamento de Benefícios Assistenciais do MDS, Maria José de Freitas, explica que a medida auxilia na superação de vulnerabilidade social em casos de desastres naturais, pois “mesmo que as famílias tenham acesso a serviços socioassistenciais, elas necessitam de outros recursos para despesas pessoais”.

Caso a situação de calamidade continue, os beneficiários poderão antecipar o valor de mais um benefício. Para tanto, devem assinar o termo de opção, que estará disponível entre os dias 30 de abril e 30 de junho, no banco ou em seus correspondentes bancários. Essa antecipação deverá ser paga em até 36 parcelas, a partir de setembro deste ano. Enquanto o beneficiário estiver com prestações a restituir não pode solicitar antecipação de outro valor do benefício, caso o município entre novamente em estado de calamidade.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é individual e garante a transferência mensal de um salário mínimo ao idoso com mais de 65 anos e à pessoa com deficiência, desde que eles não possuam meios de garantir o próprio sustento. Para receber o benefício, a renda mensal da família deve ser inferior a ¼ (atualmente R$ 197,00) do salário mínimo por pessoa. Aproximadamente quatro milhões de pessoas são beneficiárias do BPC em todo o Brasil, sendo 2,2 milhões pessoas com deficiência e 1,8 milhões de idosos pobres.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa