Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Abril > MDS participa de encontros preparatórios para Conferência Nacional

Notícias

MDS participa de encontros preparatórios para Conferência Nacional

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Organizados pelos governos estaduais e municipais, eventos vão auxiliar gestores e sociedade civil a entender a importância das políticas de segurança alimentar e nutricional e de realizar as conferências locais
publicado  em 23/04/2015 18h54

Brasília, 23 – Promover a alimentação saudável, enfrentar a obesidade e reduzir a insegurança alimentar e nutricional de grupos tradicionais estão entre os principais desafios do Brasil depois da superação da fome. Para isso, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) participa dos encontros preparatórios para 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada em novembro deste ano, em Brasília, com o tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”.

Organizados pelos governos estaduais e municipais, os eventos vão auxiliar gestores e sociedade civil a entender a importância das políticas de segurança alimentar e nutricional e de realizar as conferências locais. "Os encontros são oportunidades para destacarmos que o Brasil avançou no combate à fome e o principal desafio agora é promover a alimentação saudável", explica o coordenador-geral substituto de Apoio à Implantação e Gestão do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) do MDS, Élcio Magalhães.

Ele participou nesta quinta-feira (23) de webconferência, em São Luís (MA), sobre "Orientações sobre o processo de realização da Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional/2015”. O evento foi organizado pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan/MA) e Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão. Nesta sexta-feira (24), o representante do MDS participa da Reunião Ampliada do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Pará, em Belém (PA). Outro encontro preparatório já está programado para quinta-feira (30), em Porto Velho (RO).

Segundo Élcio, o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) também será discutido nos encontros preparatórios. Criado em 2006, o Sisan tem por objetivos coordenar as ações públicas em segurança alimentar e nutricional e articular a integração entre os entes federados e a sociedade civil para garantir o direito à alimentação adequada.

A adesão ao sistema reforça duas ações que ainda devem ser enfrentadas no Brasil e no mundo: garantir o acesso à alimentação, por meio da busca ativa ao número de famílias que ainda estão em insegurança alimentar, e promover a qualidade dos alimentos que são ingeridos pela população.

Todos os estados já aderiram ao Sisan e os municípios começaram a aderir. A partir da adesão, eles podem formular e implementar suas políticas de forma mais integrada e promover o acompanhamento, monitoramento e avaliação da situação de alimentação e nutrição local e ainda podem verificar o impacto dos programas federais na sua população.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br   

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa