Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Abril > MDS orienta prefeituras no uso de recursos sociais

Notícias

MDS orienta prefeituras no uso de recursos sociais

MINISTRA

Na avaliação da ministra Tereza Campello, encontro é um momento importante para que o governo federal possa conhecer as dificuldades enfrentadas pelas gestões municipais
publicado  em 06/04/2015 11h00

Brasília, 6 – Até quinta-feira (9), prefeituras de todo o país participam do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, participa da abertura oficial nesta terça-feira (7), às 19h.

Durante o evento, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai realizar três oficinas para orientar na execução dos recursos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e de gestão do Bolsa Família e sobre o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (AcesSuas Trabalho).

Tereza Campello destaca que este tipo de encontro é importante para que o governo federal possa conhecer as dificuldades enfrentadas pelas gestões municipais. “Este olho no olho com os prefeitos esclarece muito. As situações entre os municípios são muito diferentes. Algumas prefeituras estão usando muito bem os recursos da assistência social e outras estão com o dinheiro parado, pois por falta de orientação não sabem como gastar o recurso ou tem medo de gastar errado.”

O evento ainda reforça a ação conjunta que o MDS desenvolve com as gestões municipais. “É o momento de construir políticas públicas voltadas à área social, pois as prefeituras são as nossas principais aliadas para garantir que os serviços. A rede de assistência social ainda está crescendo e é necessário continuar a melhorar os serviços prestados à população, com atendimento humanizado e de qualidade”, afirma a ministra.

Oficinas – O ministério fará três encontros durante o evento, na quinta-feira (9), para esclarecer a aplicação dos recursos dos programas sociais e, assim, agilizar o processo de repasse das verbas. A palestra sobre execução dos recursos fundo a fundo no âmbito do Suas será apresentada pela diretora-executiva Dulcelena Alves Vaz Martins.

“Iremos enfatizar o planejamento financeiro do governo federal contido na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA), além do plano de assistência social”, explica. Ela destaca que na medida em que as despesas são direcionadas para atender determinada finalidade, os serviços são melhorados e qualificados, beneficiando os usuários do sistema.

No mesmo dia, o coordenador-geral de execução orçamentária e financeira Sérgio Monteiro da Silva falará sobre Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família. E o diretor de Inclusão Produtiva Luiz Müller tratará sobre o AcesSuas Trabalho e outras iniciativas de acesso ao mercado de trabalho e de geração de renda que as prefeituras podem realizar com apoio do MDS.

Serviço
Ministra Tereza Campello participa da abertura do III EMDS
Quando: terça-feira (7), às 19h
Onde: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Auditório Master – Eixo Monumental – Brasília

Oficinas do MDS para orientação ás gestões municipais
Quando: quinta-feira (9), das 8h às 12h
Onde: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Auditório Buriti – Eixo Monumental – Brasília

Informações sobre os programas do MDS:

0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa