Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Abril > MDS incentiva ações de segurança alimentar nos serviços socioassistenciais

Notícias

MDS incentiva ações de segurança alimentar nos serviços socioassistenciais

CONGEMAS

Representantes participaram de minicurso promovido pelo ministério para participantes do Encontro Nacional do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), em Fortaleza
publicado  em 30/04/2015 01h00

Brasília, 30 – Para promover as ações de educação alimentar e nutricional nos serviços socioassistenciais, representantes da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) ministraram um minicurso durante o XVII Encontro Nacional do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), realizado até esta quinta-feira (30), em Fortaleza (CE).

Com o tema “Implementação de ações de educação alimentar e nutricional na rede socioassistencial na perspectiva do alcance do direito humano à alimentação adequada e saudável”, o minicurso foi um dos quase 30 promovidos simultaneamente pelo MDS.

Ao ministrar o minicurso, Nayara Côrtes Rocha, da coordenação-geral de Educação Alimentar e Nutricional do MDS, falou sobre os novos desafios para a população brasileira e o papel da assistência social. Depois dos avanços conquistados nos últimos anos, como a saída do Brasil do Mapa da Fome, da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o ministério tem concentrado esforços para promover a alimentação saudável, enfrentar a obesidade e reduzir a insegurança alimentar dos povos e comunidades tradicionais. 

Ela reforçou que dois Cadernos de Educação Alimentar e Nutricional foram criados para auxiliar os profissionais da assistência social na garantia de uma alimentação. “Os agentes da rede socioassistencial são fundamentais para alcançar a população. Os cadernos apoiam as ações da assistência.. Com esse material, é possível ampliar a ação de profissionais multiplicadores para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada”, destacou.

As publicações apresentam conceitos importantes e dicas de alimentação em diferentes ciclos da vida – desde o aleitamento materno até os cuidados necessários para a alimentação dos idosos. Também sugerem um conjunto de atividades lúdicas, pedagógicas e culturais com o objetivo de discutir e estimular boas práticas alimentares a partir da experiência de cada um.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021