Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Abril > Gestores aprovam atendimento do MDS

Notícias

Gestores aprovam atendimento do MDS

CONGEMAS

Mais de 1.000 pessoas estiveram no estande do ministério nos três dias do Encontro Nacional do Congemas
publicado  em 29/04/2015 02h00

Fortaleza, 30 – Os participantes do XVII Encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), realizado em Fortaleza (CE), aprovaram o atendimento prestado no estande do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Gestores estão tendo a oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e os diversos programas sociais do governo federal com os técnicos das secretarias nacionais.

A assistente social Luzineide Perreira Souza, do município baiano de São Domingos, com 9,2 mil habitantes, elogiou o trabalho de assessoramento. "Os gestores que estão na ponta do atendimento sofrem com a falta de informação. E esse tipo de orientação, com atendimento personalizado, nos ajuda a resolver problemas pontuais do nosso município. Volto para minha cidade com a certeza que posso melhorar cada vez mais os meus resultados, principalmente na parceria da saúde e educação", afirmou.

Durante os três dias do encontro, mais de 1.000 pessoas foram atendidas pelos técnicos do MDS Segundo a coordenadora do Rede Suas do MDS, Kamila Sato, os representantes das prefeituras tiveram a oportunidade de ter informações qualificadas de todos os serviços, programas e projetos coordenados pelo ministério. "Montamos um espaço de atendimento para todas as secretarias do MDS, justamente para oferecer uma orientação integrada, já que muitas demandas da SNAS englobam todas as demais secretarias", contou.

A Secretaria Nacional de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) do MDS desenvolveu um sistema de controle do atendimento para registrar as demandas dos gestores. "Essa é uma forma de dar um retorno ao gestor, quando necessário, para esclarecer melhor suas dúvidas", explicou Kamila. "O sistema gera ainda um gráfico identificando as áreas mais procuradas e os temas que precisam ser trabalhados em eventos futuro, otimizando o trabalho do MDS", esclareceu.

Rosimiri Brito é gestora no município de São Félix do Coribe (BA). Ela procurou o estande do ministério para tirar dúvidas sobre a certificação de entidades que atuam na sua cidade. "Saio do Congemas não apenas com a minha dúvida esclarecida, mas com o conhecimento que posso melhorar a minha gestão e aplicar os recursos de forma mais eficaz. Conversei também com a equipe da Sagi para entender como avaliar o resultado de pesquisas na nossa região, e assim conhecer melhor as necessidades dos nossos beneficiários", destacou.

Conhecimentos – Técnicos e gestores das prefeituras de todo o país tiveram também a oportunidade de participar de cerca de 30 minicursos oferecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Nas reuniões, eles puderam se aprofundar nas diversas políticas desenvolvidas pelo governo federal e articuladas dentro do Suas.

Michelle Morais, gestora de Cachoeirinha (PE), trabalha na área da assistência social há 12 anos e disse ser importante essa troca de conhecimento que Congemas proporciona. "Muitas vezes queremos realizar ações que se tornam inviáveis no nosso município, justamente por não ter uma equipe qualificada.” Ela participou da palestra que tratou sobre a utilização dos recursos federais no pagamento das equipes do Suas. “Aprendi que o gestor precisa ter conhecimento das necessidades da sua região na hora de montar uma equipe de trabalho.”

Joana Marques de Almeida, secretária municipal de Assistência Social, vai levar boas experiências no evento para Sidrolândia (MS). “Depois do Congemas, temos reuniões para discutir com a equipe o que aconteceu por aqui. Também somos muito ativos nos Coegemas. Assim podemos trocar experiências com uma realidade mais parecida com a que vivemos. Mas o conhecimento que adquirimos aqui no Congemas é incrível.”

Já a secretária municipal de Assistência Social de Poço Redondo, no sertão sergipano, Maria José Feitosa, destacou a importância de ver realidades diferentes e parecidas com as que vivenciam no dia a dia. “Poço Redondo é uma cidade muito carente. Nossa presença no Congemas significa melhorar nosso trabalho, trocar experiências e ver o que é possível fazer dentro das nossas condições com a ajuda dos técnicos presentes aqui. Quando chegarmos em Poço Redondo, teremos uma reunião com a equipe, para repassar todas essas informações”, finalizou.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021