Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Abril > Fonseas elege nova diretoria

Notícias

Fonseas elege nova diretoria

CONGEMAS

Assembleia do órgão que reúne gestores estaduais da assistência social foi realizada durante Encontro Nacional do Congemas
publicado  em 29/04/2015 00h00

Fortaleza, 28  O secretário estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais, André Quintão, foi eleito presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas). A escolha da nova diretoria foi na terça-feira (28) durante o XVII Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), em Fortaleza.

Para André Quintão, é preciso reforçar a atuação dos governos estaduaisna formulação e efetivação do Sistema Único da Assistência Social (Suas). "Os estados têm uma grande responsabilidade na capacitação, assessoramento técnico, nas ações regionalizadas, principalmente na proteção social especial, e no cofinanciamento. Estados, União e municípios trabalhando de forma harmônica pode significar o Sistema Único da Assistência Social mais forte", destacou.
 
 

O novo presidente do Fonseas defende um diálogo aberto entre os estados e o governo federal. "Há uma grande sintonia para que os governos estaduais assumam suas responsabilidades, obviamente num diálogo aberto com o governo federal, para que os critérios e pactuações atendam às especificidades de cada região.”

Quintão ficará à frente do Fonseas até 2017. O secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, Josbertini Clementino, e o secretário estadual de Assistência Social do Pará, Heitor Pinheiro, compõem a nova diretoria do Fórum.

E os vice-presidentes regionais eleitos foram: Angela Albino, secretária Estadual de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina; Regina Fernandes, secretária Estado da Assistência Social e Cidadania do Amazonas; Julianne Faria, secretária de Assistência Social do Rio Grande do Norte; Teresa Cosentino, secretária estadual de Assistência Social do Rio de Janeiro; e Valdiney Arruda, secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social do Mato Grosso.

Fortalecimento  O novo presidente do Fonseas comemorou o anúncio feito pela ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, sobre a liberação de repasse para os municípios aplicarem na assistência social. "Recebemos com muita alegria a informação da liberação de recurso pelo governo federal, que sempre foi muito correto, republicano, responsável com os municípios e os estados. Mesmo com um ano de ajustes, a União está fazendo todo o esforço para que o Suas continue mais forte. Os estados também estão fazendo o mesmo esforço para que o Suas seja fortalecido na ponta com esses recursos.”

Articulação  O Fórum Nacional de Secretários de Estados de Assistência Social é formado pelos gestores estaduais da área e representa um importante mecanismo na gestão colegiada da Política Nacional de Assistência Social. É um espaço de articulação para o fortalecimento dos estados na implementação de ações descentralizadas e participativas na área social.

Sua principal finalidade é fazer com que sejam cumpridos os princípios e diretrizes da Constituição Federal e da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), além de formular estratégias para subsidiar a aplicação da Política Nacional da Assistência Social. As reuniões acontecem a cada três meses, em estados diferentes.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021