Notícias
Direito à assistência social é tema de debate no Congemas
CONGEMAS
Fortaleza, 29 – “Os governos deveriam ouvir mais os usuários para fazer as mudanças necessárias, com a visão dos usuários”, afirmou nesta quarta-feira (29) o representante do Fórum Nacional de Usuários Suas (Sistema Único da Assistência Social), Anderson Lopes Miranda. Eles participou de plenária durante o XVII Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).
Miranda ressaltou a importância da participação dos usuários nas reuniões dos conselhos, colegiados e debates do Suas. “Além disso, precisamos explicar para os usuários que eles também têm deveres, têm o dever de participar das discussões”, explicou.
A professora Kênia Augusta Figueiredo, da Universidade de Brasília (UnB), mostrou que os beneficiários valorizam o trabalho feito pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). “Para os entrevistados, a proximidade do Cras com suas é avaliada como positiva”, afirmou.
Kênia, que é doutoranda em Comunicação Pública da Assistência Social, avalia que a melhor forma de se comunicar com os cidadãos é por telefone e boca a boca. “A maioria não lê os folhetos entregues no Cras. Mas, curiosamente, ainda assim eles mesmos indicam que os folhetos como forma de comunicação”, completou.
Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br
Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021