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Beneficiários devem conferir mensagens nos extratos de saque

BOLSA FAMÍLIA

Avisos impressos no recibo indicam recomendações importantes, como a necessidade de atualização cadastral e de manter frequência escolar das crianças
publicado  em 10/04/2015 19h04

Brasília, 10 – Ao sacar o Bolsa Família, o beneficiário deve ficar atento ao extrato de pagamento. Por meio dele, o governo federal envia mensagens importantes com recomendações para as famílias, como a necessidade de atualizar o cadastro ou o eventual descumprimento de condicionalidades do programa, que exige frequência às aulas e a manutenção das cadernetas de vacinação em dia, por exemplo.


Imagem de beneficiária sacando o benefício e recebendo o extrato

“Essas mensagens são o meio mais direto de comunicação entre o governo federal e a família. É sempre importante que ela esteja atenta ao sacar o seu benefício e observe se tem alguma mensagem naquele mês”, explica a coordenadora geral de Administração de Benefícios do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Caroline Paranayba.

Ao receber uma mensagem no extrato, o beneficiário pode ligar para a Central de Relacionamento do MDS, telefone 0800-707-2003, para esclarecer dúvidas. Outro canal de atendimento é o setor responsável pelo Bolsa Família na sua cidade.

“É importante ler a mensagem do extrato. Por meio dele, nós convocamos ao longo dos meses as famílias para fazer algum procedimento. Se a família não observa essa mensagem, ela pode descumprir algum compromisso e isso pode levar à interrupção do pagamento, até que se resolva o problema”, explica a coordenadora.

Foi lendo o extrato que a beneficiária Lucianne Barbosa de Barros, 28 anos, descobriu que seu Bolsa Família havia sido bloqueado. “Li a mensagem e fui até o Cras [Centro de Referência de Assistência Social] saber o motivo. E descobri que precisava atualizar meus dados. Feito isso, voltei a receber”, conta.

Assim como ela, Lucimar dos Santos Viana, 43 anos, também fica atenta às mensagens. “Fico sabendo que tenho que atualizar meus dados no Cadastro Único pelo extrato”, diz. “Já tive o benefício bloqueado e vi na mensagem. O problema foi logo resolvido no Cras”, acrescenta.

Toda família, ao sacar o benefício tanto nas agências da Caixa Econômica Federal, nos lotéricos ou nos postos CAIXA Aqui, recebe o extrato como um comprovante do saque.

Nas mensagens, podem ser encontradas informações como a necessidade de atualização do Cadastro Único, dos dados escolares, sobre condicionalidades, avisos para fazer o pré-natal ou sobre bloqueio dos benefícios.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa