Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Abril > Avanços do Suas destacam agenda de consolidação

Notícias

Avanços do Suas destacam agenda de consolidação

CONGEMAS

Ministra Tereza Campello reforçou importância da normatização, da capacitação continuada e da ampliação da atuação integrada entre os entes federados como desafios para a assistência social
publicado  em 29/04/2015 09h00

Fortaleza, 29  Com uma década de Sistema Único de Assistência Social (Suas), a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, destacou que a área social precisa pensar em uma agenda de consolidação para os próximos 10 anos. Ela participou nessa terça-feira (29) da abertura oficial do XVII Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

Tereza Campello lembrou os diversos avanços regulatórios que o Suas teve desde sua criação em 2005 e lançou o desafio de a normatização se ampliar a todos os entes federados. “Os estados e municípios ainda precisam avançar nas legislações”, explicou. A ministra também reforçou que a capacitação dos trabalhadores da assistência social ainda é um grande desafio. “Não temos como fazer política voltada para população pobre sem decisão política. Tem que gastar dinheiro com a assistência social”, contou. 

Ela ainda ressaltou que a rede Suas foi essencial para o desenvolvimento e sucesso do programa Bolsa Família. “Isso é uma coisa que a gente tem que afirmar com muito orgulho. E o Suas também se fortaleceu, porque ajudou a construir o Bolsa Família.”

O presidente do Congemas, José Rodrigues Rocha Júnior, afirmou que a consolidação do Suas e a agenda para os próximos anos depende da união entre o governo federal, estados e municípios. “Precisamos estar unidos para vencer esses desafios e garantir que tenhamos uma política pública de estado”, disse também na abertura do evento.

Liberação de recursos – A ministra Tereza Campello ainda anunciou a liberação de R$ 160 milhões para os municípios aplicarem em assistência social. Os recursos estão sendo repassados nesta semana para as prefeituras que apresentam maior necessidade de ajuste. Ela explicou que a questão é conjuntural e que o Ministério está atuando de forma presente junto aos demais órgãos do governo federal para garantir que o fluxo retorne à rotina.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021