Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Setembro > Prazo para envio de dados para o Censo Suas 2014 começa na quarta (10)

Notícias

Prazo para envio de dados para o Censo Suas 2014 começa na quarta (10)

CENSO SUAS

Gestores e conselheiros vão responder questionários sobre as unidades de atendimento, estrutura, serviços prestados e perfil dos trabalhadores da assistência social no país
publicado  em 08/09/2014 00h00

Brasília, 8
– Gestores estaduais, municipais e conselheiros começam a preencher, nesta quarta-feira (10), as informações para o censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O prazo para envio das informações começaria na segunda-feira (8), mas foi modificado por questões técnicas. O Censo Suas é feito anualmente desde 2007, e permite traçar um retrato detalhado da assistência social no país, de forma a monitorar a quantidade de unidades de atendimento, a estrutura, as atividades e serviços prestados e o perfil dos trabalhadores da área.

A novidade deste ano é a inclusão de um questionário para os Centros de Convivência, unidades que executam Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O prazo para o preenchimento do Censo Suas 2014 termina no dia 28 de novembro. 

“O Censo Suas é fundamental para a qualidade dos serviços socioassistenciais, da gestão e do controle da política de assistência social. É uma forma de construir um processo de modo a tornar eficaz a organização descentralizada, participativa e integrada que o sistema requer”, ressalta a coordenadora geral substituta de Serviços de Vigilância Socioassistencial do MDS, Cinthia Miranda.

O levantamento também avalia a execução e os resultados dos programas, serviços e benefícios oferecidos à população, assim como norteia tomadas de decisão sobre as políticas públicas do ministério. O Censo Suas é utilizado para a construção de indicadores, como o Índice de Desenvolvimento do Cras (IDCRAS) e os indicadores do Pacto de Aprimoramento da Gestão.
 

Preenchimento – O acesso ao sistema eletrônico é realizado por meio do link http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas. O período de preenchimento é escalonado, de acordo com a unidade de serviço.

 

Questionário
Data de Início
Data de Encerramento
CRAS
        
         10 de setembro
 
14 de novembro
CREAS/ CREAS Regional
Centro POP
Acolhimento
22 de setembro
14 de novembro
Gestão Municipal
 
06 de outubro
 
28 de novembro
Gestão Estadual
Conselhos
Centros de Convivência
13 de outubro
28 de novembro
Período de Retificação
01 de dezembro
05 de dezembro


Para preencher os questionários, os responsáveis deverão usar o login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas – os mesmos do sistema CadSuas. É necessário ter o perfil de acesso conforme o órgão: cadsuas.município ou cadsuas.estado para órgãos gestores municipais ou estaduais, e cadsuas.conselho municipal ou cadsuas.conselho estadual para conselhos. 

A orientação é que os gestores encaminhem o questionário impresso às unidades públicas ou privadas e, posteriormente, validem as informações e insiram no sistema.
 
Responsável pelo preenchimento
Questionário
Gestor Estadual da Assistência Social
Gestão Estadual, CREAS Regional, Acolhimento Estadual
Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social
Conselho Estadual
 
Gestor Municipal de Assistência Social
Gestão Municipal, CRAS, CREAS, Centro POP, Acolhimento Municipal, Centros de Convivência
Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social
Conselho Municipal
 

















O não preenchimento do Censo Suas pelo município pode resultar em sanções administrativas e levar até ao bloqueio de recursos. Por isso, é importante ficar atento aos prazos e não deixar o preenchimento para a última hora.
 
Caso o responsável pelo preenchimento tenha alguma dúvida ou necessite de algum apoio ou esclarecimento sobre o Censo Suas, ele deverá entrar em contato com a respectiva secretaria estadual ou, se necessário, contatar o MDS por meio do e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br ou pelo telefone 0800-707-2003.
 
Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021