Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Setembro > Mais de 98% de crianças e gestantes acompanhadas cumpriram condicionalidades de saúde do Bolsa Família

Notícias

Mais de 98% de crianças e gestantes acompanhadas cumpriram condicionalidades de saúde do Bolsa Família

BOLSA FAMÍLIA

No primeiro semestre deste ano, programa acompanhou quase 9 milhões de famílias
publicado  em 11/09/2014 00h00

Brasília, 11 – No primeiro semestre deste ano, 98,7% das crianças de até 7 anos e 98,6% das gestantes beneficiárias do Bolsa Família que foram acompanhadas na saúde cumpriram as condicionalidades do programa. Isso significa que 5,2 milhões de crianças estão com as vacinas em dia e que 206,3 mil grávidas fizeram o acompanhamento do pré-natal. Ao todo, o Ministério da Saúde, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), registrou as informações de 8,8 milhões de famílias.

Em todas as regiões do país, o índice de crianças e gestantes acompanhadas que cumpriram as condicionalidades de saúde nos primeiros seis meses deste ano se manteve próximo a 100%. Na região Nordeste, 99,2% das crianças acompanhadas (2,4 milhões) estão com o calendário de vacinação em dia. O percentual de gestantes identificadas que realizaram o acompanhamento pré-natal chegou a 99,4% (92,9 mil).

Na região Norte, o percentual de crianças vacinadas chega a 99,1% (766,1 mil). Das mulheres grávidas acompanhadas, 98,7% (26,2 mil) também cumpriram os compromissos de saúde.

No Centro-Oeste, mais de 98,7% das crianças acompanhadas (288 mil) foram vacinadas. O percentual de gestantes identificadas que fizeram o acompanhamento da gravidez foi de 98,8% (11,2 mil).

No Sudeste, o percentual de crianças com vacinação em dia, entre aquelas acompanhadas, foi de 97,9% (1,3 milhão). O de grávidas acompanhadas que foram a consultas de pré-natal chega a 97,1% (56,9 mil). Já no Sul, 96,8% das crianças (390,2 mil) foram vacinadas e 99,2% das gestantes identificadas (18,9 mil) acompanharam a gravidez.

Avaliação – “Quando uma criança não está com as vacinas em dia ou a gestante não tem feito as consultas do pré-natal regularmente, temos condições de avaliar se isso acontece devido a uma ausência de oferta de serviço público ou se trata de uma situação de vulnerabilidade dentro da família”, detalha o coordenador geral de Acompanhamento das Condicionalidades do MDS, Marcos Maia.

Conhecer os motivos que impedem as famílias de cumprir as condicionalidades, explica o coordenador, permite que o poder público atue de maneira mais eficaz na redução da pobreza como um todo e não apenas sobre a renda. Para isso, mais de 200 mil profissionais nos governos federal, estaduais e municipais realizam o trabalho com as famílias atendidas pelo Bolsa Família.

O registro do acompanhamento e do cumprimento das condicionalidades de saúde dos beneficiários do Bolsa Família é feito a cada seis meses pelo Ministério da Saúde, com apoio do MDS, e em parceria com as áreas de saúde dos municípios, dos estados e do Distrito Federal.
 

Perfil Saúde


No Bolsa Família, o público de beneficiários com perfil saúde corresponde a todas as crianças menores de 7 anos e às mulheres de 14 a 44 anos. No último semestre, das 12 milhões de famílias do programa com integrantes com esse perfil, 8,8 milhões (73,3%) foram acompanhadas.

 

As condicionalidades de saúde são registradas uma vez por semestre e consistem em:

— Para as crianças menores de 7 anos: vacinação conforme o calendário do Ministério da Saúde e avaliação nutricional, com medição de peso e altura; e

— Para as gestantes: acompanhamento do pré-natal e do pós-parto.

 

Os beneficiários são orientados a procurar as equipes de saúde em seu município para fazer esse acompanhamento. 


Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021