Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Setembro > Documentário aborda políticas sociais brasileiras

Notícias

Documentário aborda políticas sociais brasileiras

POLÍTICAS SOCIAIS

Projeto da pesquisadora Nadia von Jacobi será exibido na Expo Milão 2015
publicado  em 02/09/2014 00h00

Brasília, 2 – Os resultados das políticas sociais brasileiras são tema do documentário da pesquisadora Nadia von Jacobi, do Instituto Universitário dos Estudos Superiores (IUSS), em Pavia, na Itália. A produção será apresentada pela primeira vez na Expo Milão 2015, evento que reunirá diversos países para mostrar e discutir soluções de segurança alimentar.

Nadia vai mostrar como o país tem conseguido reduzir a desigualdade social a partir do programa Bolsa Família. O projeto é realizado por meio do Laboratório Expo – projeto educacional da Expo Milão – que busca elementos e ações que ajudam a diminuir a desigualdade no mundo.

Quatro pilares sustentam o trabalho da pesquisadora: políticas sociais, instituições de redistribuição, produção de bens coletivos e participação da população.  “O Bolsa Família é o coração do documentário, pois possibilita o acesso a outras políticas complementares e à estrutura institucional”, explica Nadia, que já entrevistou servidores do governo federal, dos estados e dos municípios para mostrar cada etapa do programa.

No início do próximo ano, ela retorna ao Brasil para conversar com os beneficiários das políticas sociais. Planeja, por exemplo, ir ao Nordeste “para ver as diferenças locais na execução dos programas”. “Esse projeto trabalha no sentido de descobrir quais são os problemas relevantes e as soluções para combater a desigualdade”, destaca.

Tese – O Brasil é tema de outros estudos de Nadia, como a pesquisa que concluiu que o Bolsa Família contribui para reduzir as diferenças estruturais entre as regiões do país. Os resultados foram apresentados no Sexta com Debate, encontro promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021