Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Setembro > Defesa recebe primeira remessa de produtos da agricultura familiar

Notícias

Defesa recebe primeira remessa de produtos da agricultura familiar

AGRICULTURA FAMILIAR

Três restaurantes do ministério serão abastecidos com alimentos adquiridos por meio da modalidade Compra Institucional
publicado  em 09/09/2014 00h00

Brasília, 9 – O Ministério da Defesa recebeu nesta terça-feira (9) a primeira remessa de produtos adquiridos na modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Mais de 1,1 tonelada de legumes, verduras e folhagens foram entregues por três associações da agricultura familiar do Distrito Federal.


No período de um ano, serão investidos R$ 463 mil na compra dos alimentos. As entregas serão semanais e têm o objetivo de suprir parte da demanda dos três restaurantes da Defesa, na Esplanada dos Ministérios. Em média, as unidades servem 800 refeições por dia.

Para o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Alexandre Gusmão (Aspag), Delvair da Silva Sousa, com a iniciativa, “a agricultura familiar vai mostrar que tem condições de abastecer o mercado com sua produção”.

A entidade, localizada em Brazlândia (DF), tem aproximadamente 400 associados. As outras duas associações contempladas neste primeiro contrato são a Associação dos Produtores Rurais da Fazenda Larga (Aprofal), de Planaltina (DF), e a Associação dos Produtores Rurais e Agricultores Familiares de Sobradinho (Aspraf).

Segundo o comandante Rui Alencar Andrade, gerente orçamentário e financeiro do Ministério da Defesa, a ação garante emprego e renda para o homem do campo. “O PAA coloca os produtos da agricultura familiar no mercado”, destacou.

Parceria – A aquisição dos alimentos da agricultura familiar resulta de parceria entre o MDS e o Ministério da Defesa, com apoio da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).

O objetivo da parceria é que, além da aquisição de alimentos para os três restaurantes, a compra de produtos do programa Forças no Esporte, dos ministérios da Defesa e do Esporte, também passe a ser realizada por meio da modalidade de Compra Institucional. Atualmente, as aquisições são feitas por meio de pregões eletrônicos. 

O MDS apoia o programa e repassa recursos para a aquisição de alimentos destinados a 15 mil crianças e adolescentes que participam do Forças no Esporte nos turnos contrários aos da escola, em espaços das Forças Armadas. A maioria está em situação de vulnerabilidade social e integra o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Em 2013, o ministério investiu R$ 6,3 milhões na ação. A expectativa é ampliar o atendimento para 20 mil crianças até 2016.

Diferença – Para o chefe de cozinha de um dos restaurantes do Ministério da Defesa, José Carlos Francisco, trabalhar com produtos da agricultura familiar é sinônimo de qualidade.  “Os legumes são colhidos duas ou três horas antes de chegar aqui. São de excelente qualidade. Isso faz a diferença para a saúde”, disse.

A Compra Institucional permite que órgãos dos governos federal, estadual, distrital e municipal comprem, por meio de chamada pública, alimentos da agricultura familiar para o atendimento de demandas próprias de abastecimento, proporcionando uma alimentação mais saudável porque a oferta dos alimentos está mais perto dos consumidores.

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021