Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Outubro > Experiência do Brasil na redução da pobreza e da fome será discutida em Roma

Notícias

Experiência do Brasil na redução da pobreza e da fome será discutida em Roma

SEGURANÇA ALIMENTAR

Secretário executivo do MDS, Marcelo Cardona, participa da 41ª Sessão do Comitê de Segurança Alimentar Mundial
publicado  em 13/10/2014 00h00

Brasília, 13 – Os resultados positivos do Brasil na luta contra a fome serão apresentados pelo secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Marcelo Cardona, em Roma. Ele participa da 41ª Sessão do Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CSA), que começa nesta segunda-feira (13) na sede da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Segundo o secretário, a redução no número de pessoas em situação de insegurança alimentar no Brasil deve-se a uma decisão de priorizar recursos, programas e ações estratégicas nos últimos anos. “A implementação de políticas estruturantes, como o fortalecimento da agricultura familiar, o Programa Bolsa Família, e o Programa de Aquisição de Alimentos contribuiu significativamente para a diminuição da fome no Brasil”, acrescenta.

Cardona também participa, nesta terça (14), do evento paralelo “Estratégias nacionais para a erradicação da fome, da pobreza e má-nutrição na América Latina”, promovido pelo Brasil na FAO.

O secretário do MDS vai compartilhar os avanços na redução da fome e da pobreza no país com representantes do México, Equador e Nicarágua, que, por sua vez, também relatarão as experiências de combate à subalimentação naqueles países. “Fome, desnutrição e subalimentação deixaram de ser parte da realidade brasileira. Diferentes indicadores evidenciam que hoje a população brasileira tem acesso à alimentação e que a fome tornou-se um fenômeno isolado no país”, destaca.

Divulgado pela FAO no último dia 16 de setembro, o “Relatório de Insegurança Alimentar no Mundo” de 2014 revela que o Brasil superou o problema da fome, a partir do aumento da renda dos mais pobres, da oferta de alimentos, com destaque à merenda escolar, e da consolidação de uma rede de proteção social no país.

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021