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Aplicativos do MDS estão na final do Concurso Apps.Gov

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Cecad e Mops agilizam o trabalho de gestores da assistência social nos estados e municípios
publicado  em 14/10/2014 00h00

Brasília, 14 – Os aplicativos Consulta e Extração de Informações do Cadastro Único (Cecad) e o Mapa de Oportunidades e Serviços Públicos (Mops), desenvolvidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), foram selecionados para a final do Concurso Apps.Gov - Aplicações Inovadoras para o Setor Público. A premiação será nesta quarta-feira (15) no III Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação, em Maceió (AL).

O concurso tem como objetivo estimular o uso de dados governamentais, preferencialmente em formato aberto, para o desenvolvimento de aplicações e serviços inovadores que contribuam com a melhoria da gestão pública e da prestação de serviços à sociedade.

O diretor do Departamento de Gestão da Informação do MDS, Caio Nakashima, que fará a apresentação para os avaliadores, diz que chegar à final já demonstra a importância dos dois aplicativos.

Ele explica que o Cecad disponibiliza o acesso às informações do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, atendendo à demanda de dados para o planejamento e a implementação de políticas públicas. Também permite a tabulação dos dados dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, o que possibilita a identificação das principais vulnerabilidades da população.

Já o Mops é um portal que reúne e organiza informações de oportunidades de inclusão produtiva e disponibilidade de serviços, além de equipamentos e programas públicos identificados em todo o país. O aplicativo auxilia os técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) e outros parceiros do Plano Brasil Sem Miséria nas atividades de referenciamento de públicos aos serviços existentes.

Nakashima destaca que a ideia é garantir agilidade para o serviço dos gestores da assistência social que estão nos estados e municípios. “Com o Cecad, por exemplo, o assistente social pode acessar pelo celular os dados das famílias que ele está atendendo, o que torna o processo mais ágil.” Os aplicativos foram produzidos em duas etapas: a coleta de dados e o desenvolvimento. Uma equipe de 10 funcionários do MDS, observa o diretor, trabalhou na fase da coleta dos dados.

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021