Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Novembro > Reconhecimento internacional do Bolsa Família chama atenção do público no WWP

Notícias

Reconhecimento internacional do Bolsa Família chama atenção do público no WWP

BOLSA FAMÍLIA

Estudante de Serviço Social se surpreendeu ao ouvir de especialistas internacionais que Brasil é referência mundial na luta contra a pobreza
publicado  em 20/11/2014 00h00

Brasília, 20 – Acadêmico do curso de Serviço Social do Centro Universitário IESB, em Brasília, Paulo Martins ficou surpreso ao saber, durante o I Seminário Internacional WWP – Um Mundo sem Pobreza, que o Brasil é referência mundial na luta contra a pobreza. O seminário, promovido nos dias 18 e 19, em Brasília, reuniu especialistas e representantes do governo federal e de organismos internacionais para debater a pobreza no mundo.

O estudante contou que não imaginava que outros países estavam interessados em reproduzir as experiências brasileiras de combate à miséria. “É muito interessante saber que o nosso país está à frente e é referência para outros países na luta contra a pobreza. Não tinha ideia que isso acontecia.” Para ele, participar do seminário é uma oportunidade para complementar os estudos na área de assistência social.  “Participei de um seminário sobre favelização e fiquei impressionado com a questão da pobreza”, completou.

A coordenadora da equipe técnica da gestão do Bolsa Família no município de Osasco (SP), Julina Nascimento também se surpreendeu com os reconhecimentos internacionais ao programa brasileiro. Para ela, isso ajuda a combater as críticas. “Senti que o Brasil está em uma posição confortável. A gente lida com muitas secretarias e recebe algumas críticas internamente.”

Para a representante dos povos ciganos Maura Piemonte, a ida ao seminário foi uma oportunidade de saber mais sobre políticas públicas para a assistência social, principalmente para os povos e comunidades tradicionais. “O governo precisa saber quem somos e onde estamos para poder nos ajudar.”

O I Seminário Internacional WWP – Um Mundo sem Pobreza foi promovido pela Iniciativa Brasileira de Aprendizagem por um Mundo sem Pobreza (www.wwp.org.br). O Banco Mundial, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Brasil (MDS), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) e o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) são parceiros nesta ação. O seminário conta também com o apoio do Centro RIO+.

Leia também:
Tereza Campello: “Para um mundo sem pobreza é necessário construir caminhos que passem pela decisão política”
Programas sociais brasileiros aproveitam bônus demográfico
Especialista norte-americano afirma que indicador de pobreza multidimensional é lente de alta precisão
Exposição fotográfica registra dia a dia das comunidades quilombolas
Pobreza crônica no Brasil caiu para 1,1% da população
Economista do Banco Mundial destaca desafios dos programas sociais brasileiros
Desenvolvimento vai além renda da melhoria de renda da população
Melhores condições de trabalho são um dos eixos para superação da pobreza


Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021

registrado em: