Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Novembro > Pesquisa apoia formulação de políticas de assistência social

Notícias

Pesquisa apoia formulação de políticas de assistência social

POLÍTICAS SOCIAIS

Estudo divulgado pelo IBGE identificou 14.791 entidades de assistência social privadas sem fins lucrativos, em todo o país
publicado  em 26/11/2014 00h00

Brasília, 26 – Para conhecer e mapear as entidades sociassistenciais privadas sem fins lucrativos, saber onde atuam e quais serviços de assistência social realizam, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (26) a Pesquisa de Entidades de Assistência Social Privadas sem Fins Lucrativos (PEAS) 2013. O estudo, realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) identificou 14.791 entidades atuantes no país.

Confira:
Acesse aqui o estudo completo

Segundo a secretária nacional da Assistência Social do MDS, Denise Colin, a pesquisa irá auxiliar na implantação das políticas sociais em locais onde o Estado não consegue chegar. “O governo sabe que não garante proteção social sozinho, que precisa do aporte dessas instituições e que precisa incentivar a implantação delas em outros locais”, afirmou.

Os dados mostram ainda que a maioria das entidades está localizada na região Sudeste (52%) e Sul (25%). De acordo com Denise, esse número pode ser explicado pela oferta de recursos humanos e financeiros nestas localidades. “Mas as outras regiões estão recebendo um desenvolvimento grande e um aporte de serviços públicos.”

A coordenadora-geral de Acompanhamento da Rede Socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social do MDS, Ana Paula Gonçalves, destacou que a PEAS permitirá a definição de novos indicadores de assistência social. “Isso é fundamental para reconduzirmos essa relação do Estado com as organizações privadas.”

Essa foi a primeira fase da PEAS, que examina o público-alvo das instituições, abrangência territorial e serviços prestados por elas. A segunda etapa será divulgada no próximo ano, com maior detalhamento de informações sobre a atuação, a estrutura e o funcionamento das entidades.

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021

registrado em: ,