Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Novembro > Governo federal cumpre meta e entrega 750 mil cisternas no Semiárido

Notícias

Governo federal cumpre meta e entrega 750 mil cisternas no Semiárido

ACESSO À AGUA

Mais de 3 milhões de pessoas foram beneficiadas em 1.510 municípios. No total, capacidade de armazenagem é de 12 bilhões de litros de água da chuva para consumo humano
publicado  em 10/11/2014 00h00

Brasília, 10 – O governo federal cumpriu em outubro a meta de entregar 750 mil cisternas às famílias pobres e extremamente pobres do Semiárido. A marca foi atingida dois meses antes do prazo estabelecido, que era o final de 2014. Mais de três milhões de pessoas foram beneficiadas em 1.510 municípios, distribuídos nos nove estados do Nordeste e em Minas Gerais, no Sudeste.

Leia também:
A história de Cassiano: O milagre da água
A história de Valdemiro: Cisterna garante vida na roça


O total de unidades de placa e polietileno instaladas desde 2011, quando teve início o programa Água para Todos do Brasil Sem Miséria, é de 750.565 cisternas, o que corresponde a uma capacidade de armazenagem de 12 bilhões de litros de água da chuva para o consumo humano durante a estiagem. Desde 2003, foram entregues, pelo governo federal, 1,08 milhão de cisternas, o que representa 17,2 bilhões de litros de água armazenados.

 


As cisternas – soluções simples para captar e armazenar água da chuva – amenizam os efeitos da seca prolongada. Com isso, é possível que uma família de cinco pessoas possa conviver com a estiagem por até oito meses.

“A cisterna transforma a vida das famílias”, destaca a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, ao explicar que o acesso à água não apenas tem impacto enorme na melhoria da qualidade de vida e da saúde das famílias, como abre caminho para oportunidades de inclusão produtiva.

As maiores beneficiadas são mulheres e crianças, sobre quem recaía a tarefa de ter que caminhar longas distâncias e perder várias horas do dia para buscar água.

O Água para Todos entrega equipamentos destinados à captação e armazenamento de água para consumo humano e também cisternas para atividades produtivas, incluindo agricultura e criação de animais. Além do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Ministério da Integração Nacional, que coordena o Água para Todos, também são parceiros a Fundação Banco do Brasil (FBB) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021