Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Novembro > Busca ativa derruba barreira da invisibilidade

Notícias

Busca ativa derruba barreira da invisibilidade

CADASTRO ÚNICO

Veríssimo Mesquita vivia isolado no Amazonas. Foi localizado e incluído no Cadastro Único graças à estratégia do governo federal de levar o Estado ao cidadão
publicado  em 07/11/2014 00h00
Foto: Ubirajara Machado/MDS

Brasília, 7 – Veríssimo Bizerra Mesquita, 63 anos, vive isolado às margens do igarapé Sobrado, um braço afluente do Rio Negro, no município de Novo Airão, a 140 quilômetros de Manaus (AM). Deficiente visual, ele sempre sobreviveu com muito pouco na choupana de madeira onde mora, sem cama, mesa, cadeiras e luz elétrica.

Em maio deste ano, a equipe volante da busca ativa, do Plano Brasil Sem Miséria, localizou Veríssimo. “A vida é muito boa. Eu rezava todos os dias para ser encontrado. Foi Deus quem colocou vocês da busca ativa no meu caminho”, disse ele, emocionado.

Com a estratégia, o Estado localiza, cadastra e inclui nos programas sociais pessoas em situação de pobreza extrema. Desde 2011, mais de 1,3 milhão de famílias já foram incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. 


O ribeirinho conta que pesca com dificuldade e, a cada dois meses, gasta cerca de R$ 90 com alguns mantimentos, como açúcar, feijão e café. As poucas frutas que consome são colhidas na floresta, e para ter algum trocado, mesmo com dificuldades de visão, faz o roçado de mandioca de um ou outro vizinho.

“Eu tenho esperança de conseguir algum benefício. Já não tenho mais forças para fazer roçados”, falou Veríssimo, na época. Além de ter os direitos reconhecidos, ele foi encaminhado para consultas médicas.

A família, segundo Veríssimo, está “espalhada” pelo país. Ele tem um filho (hoje com 38 anos) e sete irmãos no interior do Amazonas, em Roraima e no Rio de Janeiro, mas não os encontra há muito tempo.

Central de Atendimento do MDS:                 
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021