Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Novembro > Brasil compartilha avanços na área social com ministros da América Latina e do Caribe

Notícias

Brasil compartilha avanços na área social com ministros da América Latina e do Caribe

SUPERAÇÃO DA EXTREMA POBREZA

Representante do MDS falou sobre conquistas brasileiras, com destaque para superação da extrema pobreza pela perspectiva da renda e a saída do país do Mapa Mundial da Fome
publicado  em 06/11/2014 00h00

Brasília, 6 – A experiência brasileira no combate à extrema pobreza contribuiu para as discussões do 7º Fórum Ministerial para o Desenvolvimento na América Latina e no Caribe, na Cidade do México, na última semana. A secretária executiva adjunta do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Natascha Rodenbusch Valente, representou o país no evento.

Ao participar do debate sobre o fortalecimento institucional para melhores resultados das políticas sociais, a secretária apresentou as conquistas brasileiras desde 2011, com as ações do Plano Brasil Sem Miséria – entre elas a superação da extrema pobreza pela perspectiva da renda e a saída do país do Mapa Mundial da Fome, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Natascha destacou a importância da vontade política do governo, a transparência e a participação social como alguns dos pilares na construção das ações, além do orçamento prioritário para a área social.

Ela ainda apontou a necessidade de atuação intersetorial e articulada dos vários ministérios envolvidos no atendimento à população de baixa renda. "Somos uns dos pioneiros em transferência de renda e os nossos números são sempre em grande escala, usando tão pouco do PIB [Produto Interno Bruto]", disse ela, ao desatacar que o orçamento do Bolsa Família, em 2013, representou apenas 0,5% do PIB.

A secretária reforçou ainda que a participação do Brasil em fóruns internacionais "é importante porque há uma curiosidade dos outros países em relação ao funcionamento das nossas políticas públicas". "Demonstramos que é possível implementar essas políticas de forma rápida, principalmente como fizemos nos últimos quatro anos", afirmou a representante do MDS.

O fórum ministerial foi organizado pelo escritório regional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para a América Latina e o Caribe, com o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021