Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Junho > Voluntários de Brasília recebem kits lanche com produtos orgânicos e sustentáveis

Notícias

Voluntários de Brasília recebem kits lanche com produtos orgânicos e sustentáveis

AGRICULTURA FAMILIAR

Ação faz parte da Campanha Brasil Orgânico e Sustentável. Entrega dos kits será feita até domingo (15)
publicado  em 10/06/2014 00h00

Brasília, 10 – Os voluntários de Brasília que atuarão na Copa do Mundo recebem até domingo (15) os kits lanche da campanha Brasil Orgânico e Sustentável, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Os kits com produtos da agricultura familiar e da produção orgânica estão sendo entregues no estacionamento 13 do Parque da Cidade, na capital federal.

Leia também:

Os produtos – frutas desidratadas, barras de cereal com castanha de baru e açaí, biscoito integral, banana passa orgânica, castanhas do Brasil, mel e sucos orgânicos – foram adquiridos por meio de uma chamada pública de Compra Institucional, modalidade do programa de Aquisição de Alimentos, do MDS. O investimento total nesta ação foi de R$ 2 milhões.

Os voluntários Caio Felipe da Silva, de 16 anos, e Jonas Rodrigues Pereira, de 18 anos, foram nesta terça-feira (10) receber o kit lanche. Os dois se inscreveram no programa Brasil Voluntário, do governo federal, porque pretendem participar de uma prova americana de admissão em universidades, o American College Testing (ACT). “Eles exigem esta questão de voluntariado e de atividades extracurriculares. Isso ajuda bastante na hora de uma admissão em uma universidade no exterior. Além disso, a gente ganha cultura e experiência”, disse Caio.

Desde 2010, Jonas trabalha como voluntário. Ele aprovou a oferta de alimentos orgânicos e da agricultura familiar. “É muito importante para mostrar para os estrangeiros que nós nos preocupamos com isso e é bom para a alimentação do voluntário”, afirmou.

A filipina Melany Illana, de 40 anos, é missionária da Igreja Católica e atuou como voluntária nos Estados Unidos e em Roma, mas no Brasil será a primeira vez. Ele gosta de alimentos orgânicos e elogiou a ação do governo brasileiro. "É uma iniciativa boa porque ajuda o Brasil a promover a agricultura e a alimentação orgânica. Abre portas para os turistas comprarem o produto também."

Já Eduardo Neris Brito, de 29 anos, mora em Ceilândia, cidade a 26 quilômetros do Estádio Nacional Mané Garrincha. Ao receber o kit lanche, o voluntário afirmou que tinha preconceito com produtos orgânicos. “Agora já provei e gostei. Antes disso, ficava me perguntando: será que é bom, será que faz bem para a saúde mesmo, será que o gosto é agradável? Eu fiquei naquele receio antes, mas, depois que provei, penso totalmente diferente.”

A Campanha Brasil Orgânico e Sustentável é uma iniciativa do governo federal, realizada pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Esporte (ME), em parceria com a Agência de Cooperação Alemã (GIZ), o Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), o Programa das Nações Unidades para o Meio Ambiente (Pnuma) e a Associação Brasil Orgânico e Sustentável (Abrasos). Conta também com o patrocínio do Serviço Social do Comércio (Sesc).

O Brasil Orgânico e Sustentável integra as iniciativas sustentáveis do governo federal na Copa do Mundo de 2014, junto com as ações de Certificação e Gestão Sustentável das Arenas, Campanha Passaporte Verde, Resíduos e Reciclagem e Mitigação e Compensação de Emissões. A Agenda de Sustentabilidade inclui também ações em parceria com prefeituras e governos estaduais. Para saber mais, acesse: www.copa2014.gov.br

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021