Notícias
Presidente do Equador conhece experiência de inclusão produtiva
PROGRAMAS SOCIAIS
Brasília, 17 – O presidente do Equador, Rafael Correa, conheceu, nesta quinta-feira (17), projeto no Distrito Federal que qualifica profissionalmente pessoas incluídas no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal e beneficiárias do Bolsa Família. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanharam o chefe de Estado durante a visita à sede do projeto Fábrica Social.
Rafael Correa apontou os avanços do Brasil na área social e disse que tem o desejo de impulsionar as ações desenvolvidas no seu país com o aprendizado que recebeu do governo brasileiro.
“Aprendemos muito sobre o Bolsa Família. De modo geral, estamos fazendo coisas parecidas, mas as ações brasileiras sempre nos ajudam a aprimorar o nosso trabalho”, afirmou. Ele ressaltou também a importância das compras públicas no apoio à inclusão produtiva dos mais pobres.
A ministra Tereza Campello destacou que a troca de experiência entre os países é proveitosa para as duas partes. “O Brasil tem muito a oferecer. Toda vez que entramos em contato com países que estão na mesma luta, como é o caso do Equador, temos a oportunidade de avançar”.
Atualmente, o Fábrica Social atende aproximadamente 1,9 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. A capacitação profissional realizada no local é voltada para as áreas têxtil, de material esportivo (bordado, serigrafia, corte e costura de laminados, camisetas e uniformes, além da confecção de bolas, redes esportivas, mochilas bolsas e pastas) e de construção civil (elétrica, hidráulica, revestimento, pintura e alvenaria).
Capacitação – Edna Borges Correa, de 46 anos, beneficiária do Bolsa Família, trabalha na fábrica, confeccionando bandeiras do Brasil. O filho dela, Tiago Borges Pereira, de 23 anos, também faz parte do programa de capacitação profissional. Durante o período da tarde, a família cultiva verduras e hortaliças em um assentamento na área rural de Sobradinho (DF), a 22 quilômetros de Brasília. A produção é vendida nos arredores da cidade. Edna conta que a renda melhorou muito. “Já conseguimos comprar uma Kombi ano 95”, comemora.
Já a costureira Severina Tereza do Nascimento, de 48 anos, também beneficiária do Bolsa Família, afirmou que aprendeu todo o ofício na Fábrica Social. “Antes eu não conseguia nem colocar uma linha na agulha da máquina. Para uma pessoa que não sabe ler nem escrever como eu, aprender e trabalhar são motivos de muita alegria”, ressaltou.
Políticas públicas – A pedido do presidente Rafael Correa, a ministra Tereza Campello se reuniu na quarta-feira (16) com a comitiva do governo do Equador para apresentar as principais políticas públicas e programas sociais brasileiros. Eles conheceram as ações de combate à pobreza e à desnutrição. O presidente equatoriano demonstrou interesse no Cadastro Único, instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, e nos resultados do Bolsa Família e suas condicionalidades.
Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003
Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021