Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Dezembro > Prêmio Jovem Cientista recebe inscrições até 19 de dezembro

Notícias

Prêmio Jovem Cientista recebe inscrições até 19 de dezembro

SEGURANÇA ALIMENTAR

Com o tema Segurança Alimentar e Nutricional, a premiação estimula estudos científicos que propiciem avanços na promoção da saúde, qualidade de vida e cidadania
publicado  em 12/12/2014 00h00

Brasília – Até o dia 19 de dezembro, mestres, doutores e estudantes dos ensinos médio e superior podem inscrever seus trabalhos no Prêmio Jovem Cientista, uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As inscrições podem ser feitas no endereço http://www.jovemcientista.cnpq.br.

O tema deste ano é a segurança alimentar e nutricional, cujo debate tem importância estratégica para o Brasil que, pela primeira vez em sua história, saiu do mapa da fome da Organização das Nações Unidas (ONU). O país tem sua primeira geração de crianças sem fome, com acesso à alimentação, à escola e a serviços. O índice de desnutrição aguda – déficit de peso para a idade – em crianças menores de cinco anos é inferior a 1,8%.

“Por meio do Prêmio Jovem Cientista, estudiosos podem contribuir para avançarmos em estratégias que promovam boas práticas e ambientes que facilitem a adoção de um estilo de vida saudável pelos brasileiros”, destaca o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Arnoldo de Campos.

Segundo ele, o tema da alimentação saudável está na pauta da sociedade. “Cada dia mais, as pessoas têm se preocupado em melhorar a sua alimentação e prevenir a obesidade e outras doenças associadas”, reforçou.

A escolha do tema surgiu da necessidade de estimular estudos científicos que propiciem avanços na promoção da saúde, qualidade de vida e cidadania. O prêmio visa ainda o desenvolvimento de tecnologias agrícolas e industriais.

Serão distribuídos mais de R$ 800 mil em bolsas de estudos, dinheiro e laptops para todas as categorias participantes. Criado em 1981, o objetivo do prêmio é revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade brasileira.

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021