Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Dezembro > Ministra participa de evento com catadores em São Paulo

Notícias

Ministra participa de evento com catadores em São Paulo

POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

Natal Solidário reuniu catadores de materiais recicláveis e líderes de cooperativas. Presidenta Dilma garantiu manutenção de medidas para catadores e população em situação de rua
publicado  em 03/12/2014 00h00

Brasília, 3 – A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, participou nesta quarta-feira (3) da V Edição do Natal Solidário da Expocatadores, junto com a presidenta Dilma Rousseff. A presidenta destacou a importância da criação, nos últimos anos, de 301 Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) em todo o país, por meio de parcerias entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e prefeituras.


Dilma afirmou que manterá o apoio ao Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos. E destacou os investimentos do programa Cataforte, voltado para inserção de cooperativas de catadores no mercado de reciclagem e a estruturação de redes de cooperativas prestadoras serviços de coleta seletiva no país.

O Cataforte permitiu ao Brasil se tornar referência internacional no tratamento de material reciclado e em políticas de sustentabilidade. “É uma política que incentiva aquilo que vai dar mais força ao longo de todo o tempo aos catadores. Primeiro, o cooperativismo; segundo, o acesso de equipamentos; terceiro, a criação de uma rede. Quando a gente vai lá fora, no resto do mundo, e mostra esse programa percebe que o Brasil tornou-se diferenciado em relação ao material reciclado.”

Na Expocatadores, a presidenta também entregou certificados de conclusão de curso a formandos do Pronatec Pop Rua, vertente do programa federal de qualificação técnica para a população em situação de rua.

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021