Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Dezembro > MDS lança plataforma digital sobre serviços ao cidadão

Notícias

MDS lança plataforma digital sobre serviços ao cidadão

TRANSPARÊNCIA

Site MDS Pra Você traz informações simples e diretas sobre os programas e ações do ministério
publicado  em 11/12/2014 00h00

Brasília, 11 – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) lança, nesta quinta-feira (11), o site MDS Pra Você, que informa ao cidadão os programas e serviços do MDS e as formas de acessá-los. A plataforma digital, inovadora, de fácil navegação e com linguagem simples e direta, constitui a Carta de Serviços ao Cidadão do ministério, e é a primeira neste formato entre os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. 


O secretário executivo do MDS, Marcelo Cardona, destaca que a Carta de Serviços ao Cidadão vai promover melhoria permanente na relação entre o cidadão e o ministério. “É mais um instrumento para promover o acesso da população a políticas públicas com mais transparência e inclusão.” A criação do hotsite, reforçou o secretário, reuniu esforços de todas as áreas do ministério “para aproximar a linguagem do Estado ao cidadão”.

O MDS Pra Você foi desenvolvido em linhas temáticas para garantir mais agilidade no acesso ao conteúdo. Cadastro Único, Bolsa Família, Segurança Alimentar e Nutricional, Cursos de Qualificação Profissional, Assistência Social e Informações Sociais são os seis temas disponibilizados. Em Cadastro Único, por exemplo, o cidadão encontra informações sobre as regras de acesso aos programas sociais do governo federal.

Leia também:


A Carta ao Cidadão do MDS também será uma importante ferramenta para os gestores dos programas sociais e profissionais da rede de assistência social de todo o país. No MDS Pra Você, eles têm acesso ao banco de dados do ministério com informações e estatísticas completas sobre as ações e programas do Brasil Sem Miséria, plano criado em 2011 com o objetivo de superar a extrema pobreza no país.

Participação – Coordenadora do projeto, a ouvidora do MDS, Mônica Ribeiro, destaca ainda que, com o MDS Pra Você, o direito à participação social está garantido à população. “O direito à participação está diretamente ligado ao acesso à informação, principalmente para o público dos nossos programas”, disse. Os canais de atendimento da Ouvidoria terão destaque no http://mdspravoce.mds.gov.br/. Assim, o cidadão pode contribuir com sugestões e elogios, além de fazer denúncias e reclamações. O MDS Pra Você também é acessível a pessoas portadoras de deficiência visual.

Criada pelo decreto nº 6.932 da Presidência da República, a Carta de Serviços ao Cidadão deve conter informações claras e precisas em relação a cada um dos serviços prestados pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021