Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Dezembro > Livro “O Brasil sem miséria” será lançado na quarta-feira (10)

Notícias

Livro “O Brasil sem miséria” será lançado na quarta-feira (10)

BRASIL SEM MISÉRIA

Publicação registra história do Plano Brasil Sem Miséria, desde sua construção ao desenvolvimento das iniciativas
publicado  em 05/12/2014 00h00

Brasília, 5 – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) lança na quarta-feira (10), em Brasília, o livro O Brasil sem miséria. A publicação traz 32 artigos sobre o plano de superação da extrema pobreza que explicam como ele foi elaborado, implantado, monitorado e avaliado, além de apresentar seus resultados.

A obra foi organizada pela ministra Tereza Campello, pelo secretário extraordinário para Superação da Extrema Pobreza do MDS, Tiago Falcão, e pela secretária adjunta para Superação da Extrema Pobreza do MDS, Patricia Vieira da Costa. “Organizamos este livro para evitar que o histórico da construção do Plano Brasil sem Miséria se perca”, explica Falcão. Segundo Patricia Vieira, “um segundo motivo foi mostrar a força que a atuação decidida e concertada tem para modificar a realidade”.

O prefácio da publicação é assinado pela presidenta Dilma Rousseff. E os artigos contam com a autoria do representante do Pnud no Brasil, Jorge Chediek, dos ministros José Henrique Paim (Educação), Marcelo Neri (Assuntos Estratégicos) e Gilberto Carvalho (Secretaria Geral), do presidente do Sebrae, Luiz Barretto, do presidente do Ipea, Sergei Soares, entre outros.

O Plano Brasil Sem Miséria foi lançado em junho de 2011, com o objetivo de superar a extrema pobreza no país. Para isto, ele foi organizado em três eixos: um de garantia de renda, para alívio imediato da situação de extrema pobreza; outro de acesso a serviços públicos, para melhorar as condições de educação, saúde e cidadania das famílias; e um terceiro de inclusão produtiva, para aumentar as capacidades e as oportunidades de trabalho e geração de renda entre as famílias mais pobres.

Desde então, 22 milhões de pessoas superaram a extrema pobreza a partir de inovações feitas no Bolsa Família, 1,35 milhão de famílias foram incluídas no Cadastro Único pela Busca Ativa e já saíram da extrema pobreza, mais de 1,5 milhão de pessoas de baixa renda se inscreveram em cursos de qualificação profissional, 349 mil agricultores receberam Assistência Técnica e melhoraram de renda, entre outros importantes resultados.

Serviço
Lançamento do livro O Brasil sem miséria
Quando: quarta-feira (10), às 18h30
Onde: Centro de Eventos e Treinamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC) – 902 Sul – Brasília (DF)

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021