Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Dezembro > Encontro aprofunda discussões sobre política nacional para povos e comunidades tradicionais

Notícias

Encontro aprofunda discussões sobre política nacional para povos e comunidades tradicionais

Povos e Comunidades Tradicionais

Secretário executivo do MDS, Marcelo Cardona avaliou positivamente o II Encontro Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais, que reuniu cerca de 300 representantes de diversos segmentos
publicado  em 02/12/2014 00h00

Brasília, 2 – O secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), Marcelo Cardona, avaliou positivamente o II Encontro Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais. O evento foi promovido na semana passada, em Brasília, e reuniu cerca de 300 representantes de diversos segmentos.

Cardona ressaltou que o encontro alcançou o objetivo de fortalecer a CNPCT. Outro destaque foi o aprofundamento das discussões sobre quais são as prioridades para cada um dos eixos da política nacional para povos e comunidades tradicionais. “Também estamos recolhendo subsídios importantes para uma próxima reorganização da comissão”, explicou.

Durante o encontro, as discussões se concentraram nas ações de melhoria para os segmentos nas áreas de infraestrutura, inclusão produtiva e acesso a serviços. Para Cardona, os debates geraram resultados importantes para a implementação e acompanhamento das políticas públicas. “Conseguimos insumo necessário para que possamos dialogar com as diversas instâncias de governo e atender as demandas dos povos e comunidades tradicionais”, afirmou.

O secretário destacou também as estratégias para localizar essas comunidades, por meio da Busca Ativa, e incluí-las no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. "Assim essas famílias serão titulares de direito de outras políticas sociais. Esse trabalho é essencial também para reduzirmos a subalimentação nesses segmentos."

O II Encontro Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais foi organizado pela CNPCT, que é presidida pelo MDS e secretariada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021