Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Dezembro > Diálogo entre servidor e cidadão é um dos desafios da administração pública deliberativa

Notícias

Diálogo entre servidor e cidadão é um dos desafios da administração pública deliberativa

SEXTA COM DEBATE

Modelo foi apresentado na última edição do Sexta com Debate deste ano
publicado  em 05/12/2014 00h00

Brasília, 5 – Os desafios para se promover uma administração pública mais moderna, menos burocrática e que estabeleça um diálogo entre os servidores e os cidadãos foram discutidos, nesta sexta-feira (5), na última edição de 2014 do Sexta com Debate. O encontro, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), teve como convidada a presidenta do Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP), de Curitiba, Liana Carleial.

Ela falou sobre o tema “Do Gerencialismo à Administração Pública Deliberativa: a experiência do IMAP, o papel do servidor municipal e a mudança de perspectiva da Escola Metropolitana de Administração Pública”. A administração pública deliberativa é um modelo alternativo de gestão cujo argumento é olhar para fora, envolvendo o cidadão em busca de soluções para as demandas sociais.


Durante a apresentação, Liana fez um diagnóstico da administração municipal de Curitiba anterior à atual gestão e traçou um perfil do servidor – como ele se vê e como é visto pela sociedade. Também falou sobre os princípios básicos de sucesso do serviço público: interação, escuta, diálogo e persuasão.

De acordo com o secretário de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Paulo Jannuzzi, os programas sociais desenvolvidos pelo ministério “já comungam com a prática defendida pela administração deliberativa”. “O processo de pactuação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), além das políticas assistenciais, são exemplos disso”, afirmou.

Promovido pelo MDS, o Sexta com Debate ocorre quinzenalmente, com o objetivo de promover a discussão sobre temas relacionados ao desenvolvimento social no Brasil e no mundo.

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021