Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Dezembro > Curso a distância capacita gestores a acompanhar condicionalidades do Bolsa Família

Notícias

Curso a distância capacita gestores a acompanhar condicionalidades do Bolsa Família

BOLSA FAMÍLIA

Inscrições devem ser feitas pela internet. Prazo para conclusão é de até dois meses após o início das aulas
publicado  em 23/12/2014 00h00

Brasília 23 – Estão abertas as inscrições para o curso a distância sobre o Sistema de Condicionalidades do Programa Bolsa Família. As vagas são destinadas a gestores municipais e estaduais do programa e do Cadastro Único que acompanham famílias em descumprimento das condicionalidades. Coordenadores e equipes técnicas das áreas de saúde, educação e assistência social das prefeituras e governos estaduais também podem participar.

“As aulas têm o objetivo de ajudar os gestores a utilizar o Sistema de Condicionalidades para melhor acompanhar as famílias, identificando vulnerabilidades e riscos sociais”, explica Marcos Maia, coordenador-geral de Acompanhamento das Condicionalidades do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

As inscrições devem ser feitas no endereço www.mds.gov.br/ead/. Quem já é cadastrado deve entrar com login e senha, escolher o curso e já iniciar os estudos. Quem não é, precisa acessar “Novo Usuário” e seguir os passos indicados. Para quem nunca participou de um curso a distância, a ferramenta disponibiliza uma ambientação em EaD (Educação a Distância), para saber como funciona o método, aprender a navegar e utilizar as ferramentas.

Neste mês já foram iniciadas três, com um total de 1.144 participantes de 770 municípios. Destes, 285 alunos já concluíram e foram aprovados. O prazo para conclusão de cada curso é de 60 dias.

As aulas sobre o Sistema de Condicionalidades do Bolsa Família são apresentadas em três módulos: Introdução – conceito e concepção das condicionalidades; Acesso ao Sicon; e Funcionalidades de Consulta do Sicon: Estudos de Casos. No primeiro trimestre de 2015 será lançada uma segunda etapa do curso, mais avançada, que irá apresentar as questões envolvendo registro, abordando as funcionalidades de Recurso e de Acompanhamento Familiar.

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021