Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Dezembro > Consumo justo e sustentável é tema da revista Ideias na Mesa

Notícias

Consumo justo e sustentável é tema da revista Ideias na Mesa

IDEIAS NA MESA

Publicação traz debate importante e atual da agenda da Educação Alimentar e Nutricional: o consumo que contribui para o bem-estar e a saúde das pessoas e do meio ambiente
publicado  em 02/12/2014 00h00

Brasília, 2 – Comprar em feiras orgânicas ou agroecológicas, verificar a procedência e conhecer o agricultor familiar que produz os alimentos são algumas mudanças de comportamento que estão, cada vez mais, tornando-se movimentos coletivos em várias regiões do Brasil e do mundo. A quarta edição da revista Ideias na Mesa – veículo voltado para discutir temas de educação alimentar e nutricional – debate esse modelo político de aquisição de alimentos saudáveis como forma de exercer a cidadania.

Para o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos, a nova prática estabelece relações mais justas e mais sustentáveis dentro dos processos produtivos e de comercialização. “Da mesma forma que a produção de alimentos determina o consumo, a escolha do que comemos também determina o que é produzido e a maneira como é produzido”, destaca o secretário.

“A ampliação do contato entre quem consome e quem planta é um ponto-chave para a estruturação de sistemas alimentares locais sustentáveis. Também contribui para o desenvolvimento e para a valorização das identidades culturais que se manifestam por meio da gastronomia e dos hábitos alimentares”, afirma.
 
A matéria de capa da publicação mostra como o consumo como ato político vem ganhando adeptos na sociedade brasileira. As experiências de boas práticas do Grupo de Consumo Rural Urbano de Diadema (SP) e do Mercado Popular de São Gabriel da Palha (ES) são apresentadas como exemplos desse movimento.

Além disso, experiências compartilhadas na rede Ideias na Mesa demostram como ações de Educação Alimentar e Nutricional desenvolvidas em Ananindeua (PA), São Bernardo dos Campos (SP), Vicentina (MS), Coruripe (AL) e Curitiba (PR) podem incentivar o consumo consciente por meio do aproveitamento integral dos alimentos e da valorização dos sistemas alimentares sustentáveis, como o agroecológico, e da cultura alimentar regional.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), voltado para a compra de alimentos da agricultura familiar para entidades da rede socioassistencial, e a campanha Brasil Orgânico e Sustentável, que incentiva o consumo de alimentos orgânicos, são exemplos de ações do governo federal que pretendem estimular o consumo saudável pelas famílias brasileiras.

A edição da revista também traz entrevista com a nutricionista e pesquisadora da Universidade Federal do Espírito Santo, Elaine Azevedo, que revela como a escolha consciente ou consumo político repercute na vida das pessoas. 

A Revista Ideias na Mesa é uma publicação periódica da rede virtual Ideias na Mesa, fruto da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (OPSAN-UnB).

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021