Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Dezembro > Conselheiros e gestores recebem capacitação para fortalecer o Sisan

Notícias

Conselheiros e gestores recebem capacitação para fortalecer o Sisan

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

UFT realiza oficina em Palmas (TO) para incentivar ações de segurança alimentar e nutricional no estado
publicado  em 05/12/2014 00h00

Brasília, 5 – Na segunda (8) e terça-feira (9), a Universidade Federal do Tocantins (UFT) realiza a 1ª Oficina de Formação de Conselheiros e Gestores do Sisan do Estado do Tocantins: Fortalecendo o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, em Palmas. O evento é a primeira atividade de uma parceria firmada entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a instituição, para o desenvolvimento de ações voltadas ao fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) nos estados do Amapá, Pará e Tocantins.

“Nossa intenção é capacitar os conselheiros e gestores sobre nossas políticas de segurança alimentar e incentivar a adesão dos municípios ao sistema”, disse o coordenador-geral substituto de Apoio à Implantação e Gestão do Sisan do MDS, Elcio de Souza Magalhães, que participa do evento no primeiro dia.

Também serão debatidos temas como a participação e controle social no campo da segurança alimentar e nutricional; o projeto de fortalecimento do Sisan nos estados do Amapá, Pará e Tocantins; agricultura familiar; programa nacional de alimentação escolar; saúde; e subsídios para planejamento em segurança alimentar e nutricional.

A parceria entre o MDS e a UFT prevê cursos de educação permanente para conselheiros, gestores e profissionais de saúde, de educação e da assistência social, assessoria às prefeituras para a construção dos planos de segurança alimentar e nutricional, realização de oficinas e ações em comunidades indígenas e quilombolas.

Criado em 2006, o Sisan integra órgãos e entidades da União, estados, Distrito Federal, prefeituras e sociedade civil com o objetivo de implantar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil e promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional no país.

Serviço
1ª Oficina de Formação de Conselheiros e Gestores do Sisan do Estado do Tocantins: Fortalecendo o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional
Quando: segunda (8), das 14h às 18h, e terça-feira (9), das 8h às 17h
Onde: Universidade Federal de Tocantins (UFT) - Campus de Palmas - Auditório do bloco B - Avenida NS 15, 109 Norte - Plano Diretor Norte

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021